segunda-feira, 8 de junho de 2015

Tratamento da Enxaqueca com a Medicina Chinesa

Posted in sem categoria por Amanda 

No tratamento da enxaqueca, a Medicina Chinesa procura a eliminação da doença e não apenas atenuar os sintomas.
Não se procura apenas a obtenção de melhorias, ou a redução das dores. Pretende-se a eliminação das causas da enxaqueca devolvendo ao paciente o bem estar e qualidade de vida anteriores ao seu aparecimento.
A Medicina Chinesa dispõe de estratégia própria para tratamento do Enxaqueca que passa em primeiro lugar pela identificação das causas da enxaqueca, seguido de um processo terapêutico abrangente ajustado ao diagnóstico e às características do individuo.
Os métodos mais utilizados no tratamento da Enxaqueca e Dores de Cabeça com a Medicina Chinesa são a acupunctura, a fitoterapia, moxabustão, sangria, ventosas e a massagem Tui-ná.
Nas sessões de acupunctura, são colocadas agulhas em pontos vitais tendo em vista repor a circulação de energia pelos meridianos afectados, em muitos casos de enxaqueca, o meridiano do fígado.
Tui-ná vai agir diretamente sobre o musculo e nos canais aliviando a tensão e a estagnação, juntamente com as ventosas que age na circulação dilatando os vasos arteriais e venosos aumentando a irrigação sanguinea dentro da cabeça que muitas vezes, devido a tensão, é uma das causas da enxaqueca.
Vantagens da Medicina Chinesa no tratamento da enxaqueca.
  • Sem químicos
  • Sem efeitos secundários
  • Sem ansiedade, sem stress
  • Efeitos permanentes
Cefaleia (dor de cabeça) é um sintoma muito frequente e deve ser considerado um sinal de alerta, seja ela consequência de problemas graves ou não.
Tanto na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) quanto na Medicina Ocidental a dor de cabeça e a enxaqueca são meramente sintomas, ou seja, manifestações de alguma síndrome de base.
Na Medicina Ocidental as cefaleias são classificadas como primárias e secundárias. As primárias são aquelas que ocorrem sem etiologia demonstrável pelos exames clínicos ou laboratoriais comuns. O principal exemplo é a migrânea (enxaqueca), a cefaleia tipo tensão, a cefaleia em salvas (dor que ocorre em um lado da cabeça e pode causar lacrimejamento dos olhos e congestão nasal) e outras. Nestes casos, desordens neuroquímicas encefálicas têm sido demonstradas, envolvendo desequilíbrio de neurotransmissores, principalmente para a migrânea. Tais desordens seriam herdadas e, sobre tal susceptibilidade endógena, atuaria fatores ambientais. As cefaleias secundárias são as provocadas por doenças constatadas em exames clínicos ou laboratoriais. Nestes casos, a dor seria consequência de uma agressão ao organismo, de ordem geral ou neurológica. Posso citar como exemplo, as cefaleias associadas às infecções sistêmicas, disfunções endócrinas, intoxicações, ainda à hemorragia cerebral, às meningites, encefalites ou a lesões expansivas do SNC.
A MTC considera o cérebro o ‘mar da medula’ e o ápice do ‘Yang Qì’, portanto a cabeça é onde ocorre a reunião do Yang Qì puro e onde a essência dos órgãos (Zang) se apresenta. Por esta razão, desequilíbrios nos Zang Fu, bem como ataques de fatores patogênicos exógenos, irão alterar a boa fluência do Xue e do Qì para cabeça e como consequência o principal sintoma será a cefaleia.
Na MTC as cefaleias podem ocorrer numa série de padrões patológicos. Algumas cefaleias estão associadas a influências nocivas externas, como vento-frio, vento-calor ou vento-umidade. Outras ocorrem como um sintoma de desequilíbrios internos, como fogo do fígado, fleuma, estagnação do sangue, deficiência de Qì ou deficiência de sangue. É vital que seja feito um diagnóstico correto ao tratar a cefaleia, já que um tratamento errado pode piorar o problema.
Se a cefaleia é provocada por uma influência nociva exógena, ela pode ocorrer subitamente, em geral com outros sintomas associados ao vento. Quando começa em consequência do vento-frio, a dor normalmente é atrás ou em cima da cabeça. Outros sintomas poderiam ser aversão ao frio, congestão nasal, tensão e dor nos ombros e pescoço.
Caso o vento-calor seja o causador do sintoma, a cefaleia pode ser bastante forte. Outros sintomas podem incluir febre, dor de garganta, sede, além de pulso rápido e irregular.
Já se o patógeno externo é a umidade, a dor é fraca e a cabeça fica pesada. Também pode haver febre ou calafrio, congestão nasal, confusão mental e fadiga.
Uma causa endógena comum da cefaleia é a ascensão do yang do fígado para a cabeça, que pode ocorrer quando a pessoa fica irritada ou frustrada, ou pode ser consequência da deficiência prolongada de yin no fígado. Os sintomas mais comuns são tontura, irritabilidade, náusea, tensão do pescoço e ombros.
No chamado fogo do fígado, condição de calor excessivo, os sintomas são os mesmos da cefaleia do yang do fígado, com sinais adicionais de rosto e olhos vermelhos, raiva e língua avermelhada com saburra amarela.
Uma cefaleia em virtude da deficiência de Qì normalmente começa ou fica pior após algum esforço físico ou excesso de trabalho, e tende a melhorar de manhã ou depois de descanso. Geralmente caracteriza-se por uma dor fraca, que pode ser acompanhada de fadiga e pouco apetite.
Se a deficiência de sangue for a causa, a dor será fraca, mas um pouco mais grave do que a dor da deficiência de Qì. Os sintomas associados serão palidez do rosto e da língua, tontura, visão turva e pulso fraco. A dor começa ou piora quando a pessoa fica com fome ou depois do período menstrual.
Em todos os tipos de cefaleias, a acupuntura é uma ferramenta poderosa, que geralmente alivia a dor em questão de minutos. Um ponto utilizado para todos os tipos de cefaleias é o IG4, uma vez que alivia a dor em geral, além de ser um ponto específico para as moléstias que afetam a cabeça. Outros pontos são selecionados de acordo com o local da dor, como na parte posterior da cabeça o VB20, nas têmporas o extra Taiyang ou na testa o E8.
Além da acupuntura, a dietoterapia é parte importante do tratamento, fazer algumas mudanças no estilo de vida e na alimentação é fundamental para eliminar a causa subjacente das cefaleias. Por exemplo, quando a causa é calor no fígado, deve-se evitar comer alimentos apimentados e gordurosos, e a diminuição do estresse deve ser prioridade número um. Se a síndrome for deficiência de Qì ou sangue, a dieta deve ser modificada para acrescentar mais grãos integrais, feijões, nozes, verduras de cor escura e verduras orgânicas e frescas. Os alimentos de origem animal fortalecem o Qì e o sangue, mas devem ser ingeridos em pequenas quantidades. Como eles têm proteína, gorduras e outros nutrientes, são úteis na reconstrução do corpo nos casos de deficiência, porém essas mesmas qualidades tornam os alimentos um fator de risco para a doença cardiovascular e o câncer, quando consumidos em excesso.
Por fim, existe também, ainda segundo a visão da MTC, a síndrome de estagnação de sangue, que está associada basicamente às causas pós-traumáticas, e cujos sintomas são dor aguda em local específico, pulso fino e língua roxa. Nesses casos a acupuntura poderá ajudar no alívio da dor, mas não necessariamente na solução da causa, portanto um tratamento associado à Medicina Ocidental seria o ideal.
Excluídas causas fisiológicas como, por exemplo, tumor ou compressão neurológica, a maior parte das vezes, a sua origem é desconhecida, o que a torna geradora de ansiedade e receios… Quanto mais dói, mais tensos e/ou ansiosos ficamos, e quanto mais tensos, menos capazes de conseguir regularizar a circulação energética e sanguínea, única capaz de repor o equilíbrio e aliviar a enxaqueca…
As Enxaquecas, sejam agudas sejam crónicas, são tratadas pela Medicina Chinesa, recorrendo à acupunctura e dirigir o seu efeito para os sistemas pretendidos a equilibrar.
Prescreve-se, ainda, Tui Na que é Massagem Energética, Tai Chi e Chi Kung, que são Ginásticas Energéticas, no sentido de possibilitar uma circulação mais harmoniosa e desobstruída das energias Yin e Yang e do Sangue e Líquidos Orgânicos, para que não se verifique a compressão da zona da cabeça que falamos atrás.
massagem-capilar
São também estabelecidos cuidados alimentares pois que está grandemente em causa a energia do Fígado, razão pela qual, assistimos, muitas das vezes, à existência paralela de sinais gastrointestinais.
E, das Enxaquecas, facilmente percebemos que se quer estar sozinho, não ver luz, não ouvir sons, estar quieto e calado: Sozinho… Hun bloqueado.
…Enfim, todo um conjunto de aspetos desde Internos a Externos, que nos vão permitir o reequilíbrio energético, para que nos abramos ao Exterior e aos Outros, de “Alma” plena e purificada, sem isolamentos … e sem dores de cabeça!
Uma revisão de 31 estudos, envolvendo cerca de 4.000 pacientes com dor de cabeça crônica mostrou que o tratamento com acupuntura traz melhores resultados do que medicamentos na redução da intensidade e da frequência das crises.
A maior descoberta através desses estudos indica que a Acupuntura estimula a liberação de endorfinas (substâncias semelhantes à morfina) que promovem a sensação de alívio da dor e bem estar. 
Diminui a liberação de substâncias cerebrais relacionadas a dor e aumenta os níveis de serotonina. 
Já na primeira consulta já é possível notar o resultado, e à medida que se avança no tratamento, as crises tendem a ir se espaçando cada vez mais e se tornando mais brandas podendo, após um ciclo de tratamento, alcançar alívio significativo da dor.
Normalmente é recomendado 1 sessão por semana, durante 8 a 10 semanas. Casos complexos, com grave desequilíbrios do organismo podem necessitar de mais tempo.

Do ponto de vista da Medicina Tradicional Chinesa, a enxaqueca têm várias origens, sendo as principais:


1) A constituição do corpo herdada pelos pais, que depende três aspectos:
  1. Da saúde geral dos pais;
  2. Da saúde dos pais no momento da concepção;
  3. Das condições da gravidez da mãe.
Estas cefaleias são persistentes e recorrentes e começam na infância.

2) As Emoções são causa frequente nas cefaleias:
  1. Raiva;
  2. Preocupação;
  3. Medo;
  4. Choque;
  5. Trabalho mental excessivo.

3) O excesso de trabalho sem adequado descanso, normalmente provocará dores em toda a cabeça. 

4) A actividade sexual excessiva que esgota a essência do Rim – é uma causa comum, particularmente nos homens.

5) A dieta tem directa e profunda influência na etiologia das cefaleias, sendo por uma alimentação débil (geralmente dores no topo da cabeça) ou por uma superalimentação (dores agudas na frente da cabeça). 

6) Acidentes podem causar estase de Sangue numa área determinada da cabeça e é causa frequente de dores de cabeça crónicas, estas ocorrem sempre na mesma região.

7) Os partos em grande número enfraquecem o Fígado, os Rins e o Vaso da Concepção.

8) Factores patogénicos externos como o Vento (geralmente com rigidez no pescoço) e a Humidade (sensação de peso na cabeça).

Diagnóstico de acordo com os Meridianos:

 cefaléia-300x225

1) Dor no TOPO da CABEÇA – ligada aos meridianos do Fígado e do Mestre do Coração e é mais frequente devido à deficiência de Sangue no Fígado e neste caso a dor será do tipo surda e melhora após descanso. Pode também ocorrem aquando ascensão do Yang do Fígado, sendo neste caso uma dor aguda.

2) Dor nos LADOS da CABEÇA – ligada aos meridianos do Triplo Aquecedor e Vesícula Biliar e é mais frequente devido à ascensão do Yang, Fogo ou Vento do Fígado. É uma dor aguda e latejante.

3) Dor de UM LADO da CABEÇA – também ligado ao meridiano da Vesícula Biliar, também atribuída à ascensão do Yang ou Fogo do Fígado.

4) Dor nas TEMPORAS da CABEÇA – também característica do meridiano da Vesícula Biliar, geralmente dor do tipo latejante como causa da ascensão do Yang, Fogo ou Vento do Fígado.

5) Dor ATRÁS dos OLHOS – dor é atribuída à Deficiência do Sangue do Fígado se a dor for surda ou ascensão do Yang do Fígado se a dor for aguda e severa.

6) Dor na REGIÃO FRONTAL da CABEÇA – dores são geralmente relacionadas como Estômago. Indica Deficiência no Estômago se esta for surda ou Calor do Estômago se for aguda. Este tipo de dor é associada a uma sensação de peso na cabeça, atordoamento e falta de concentração, poderá haver também tonturas e visão turva.

7) Dor ATRÁS da CABEÇA – no caso de cefaleias crónicas geralmente atribuídas à Deficiência do Rim, manifestando-se no meridiano da Bexiga. As dores agudas nesta área são atribuídas à invasão de Vento externo e esta dor é acompanha com uma forte rigidez nas costas e pescoço.

8) Dor em TODA a CABEÇA – no caso de dores crónicas são atribuídas à Deficiência do Rim e será dor do tipo surda em toda a cabeça, acompanhado com sensação de vazio. As dores agudas são atribuídas à invasão de Vento externo, estas dores são severas e por vezes acompanhadas de uma sensação de puxão.

O tratamento será feito após encontrado o diagnóstico.


SELEÇÃO DE PONTOS:
 acupuntura


  • Etiologia e Patologia
1) CEFALEIAS de ORIGEM EXTERNA

1.1. Vento-Frio
Tratamento:
Aliviar e expelir o Vento, dispersar o Frio e remover a obstrução dos Meridianos.
Pontos: Lieque (P7), Fengchi (VB20), Fengfu (VG16), Tianzhu (B10), com método de dispersão.

1.2. Vento-Calor 
Tratamento
Aliviar o exterior, clarear o Calor, expelir o Vento e remover a obstrução dos Meridianos.
Pontos: Hegu (IG4), Fengchi (VB20), Fengfu (VG16), Dazhui (VG14), Waiguan (TA5), com método de dispersão.

1.3. Vento-Humidade 
Tratamento
Aliviar o exterior, expelir o Vento, eliminar a Humidade e remover a obstrução dos Meridianos.
Pontos: Lieque (P7), Pianli (IG6), Sanyinjiao (BP6), Touwei (E8), Shangxing (VG23), com método de dispersão.

  • Etiologia e Patologia

2) CEFALEIA de ORIGEM INTERNA

2.1. Ascensão do Yang do Fígado 
Tratamento
Pacificar o Fígado, conter o Yang rebelde, nutrir o Sangue do Fígado ou Yin do Fígado e/ou Yin do Rim, em conformidade com a etiologia.
Pontos: Taichong (F3), Ququan (F8), Sanyinjiao (BP6), Waiguan (TA5), Fengchi (VB20), Taiyang e no caso de Deficiência do Yin do Fígado ou do Rim acrescentar Taixi (R3)

2.2. Fogo do Fígado 
Tratamento
Pacificar o Fígado, clarear o Fogo.
Pontos: Xingjian (F2), Sanyinjiao (BP6), Waiguan (TA5), Yangfu (VB38), Fengchi (VB20), Taiyang.

2.3. Vento do Fígado
Tratamento
Pacificar o Fígado e extinguir o Vento.
Pontos: Taichong (F3), Sanyinjiao (BP6), Fengchi (VB20), Fengfu (VG16), Baihui (VG20).

2.4. Estagnação do Qi do Fígado
Tratamento
Pacificar o Fígado, eliminar estagnação, acalmar a Mente e assentar o Hun.
Pontos: Taichong (F3), Yanglingquan (VB34), Hegu (IG4), Zusanli (E36), Shenting (VG24), Taiyang.

2.5. Estagnação de Frio no meridiano do Fígado 
Tratamento
Pacificar e aquecer o Fígado, expelir o Frio e conter o Qi rebelde.
Pontos: Taichong (F3) com moxa, Baihui (VG20).

2.6. Humidade 
Tratamento
Eliminar a Humidade, estimular a ascensão do Yang puro, tonificar o Estômago e o Baço.
Pontos: Taibai (BP3), Hegu (IG4), Lieque (P7), Zhongwan (VC12), Pishu (B20), Touwei (E8),

2.7. Vento-Mucosidade turva 
Tratamento
Eliminar a Mucosidade, conter o Vento e pacificar o Fígado.
Pontos: Fenglong (E40), Hegu (IG4), Taichong (F3), Houxi (ID3), Shenmai (B62), Touwei (E8), Baihui (VG20), Fengchi (VB20).

2.8. Retenção de alimentos
Tratamento
Resolver a retenção de alimento, estimular a descida do Qi do Estômago, promover a digestão, harmonizar o Aquecedor Médio.
Pontos: Xiawan (VC10), Liangmen (E21), Neiguan (PC6), Liangqiu (E34), Lidui (E45), Hegu (IG4), Touwei (E8).

2.9. Estase de Sangue
Tratamento
Movimentar o Sangue e abrir os orifícios.
Pontos: Quchi (IG11), Hegu (IG4), Sanyinjiao (BP6), Taichong (F3) e pontos Ah Shi.

2.10. Calor no Estômago
Tratamento
Clarear o Calor e o Estômago, conter o Qi rebelde.
Pontos: Neiting (E44), Hegu (G4I), Yintang.

  • Etiologia e Patologia
3) CEFALEIAS por DEFICIÊNCIA

3.1. Deficiência de Qi
Tratamento
Tonificar o Qi.
Pontos: Zisanli (E36), Qihai (VC6), Sanyinjiao (BP6), Baihui (VG20) com moxa directa.

3.2. Deficiência de Sangue
Tratamento
Nutrir o Sangue, tonificar e elevar o Qi.
Pontos: Zusanli (E36), Sanyinjiao (BP6), Pishu (B20), Ququan (F8), Guanyuan (VC4), Baihui (VG20), Xinshu (B15).

3.3. Deficiência do Rim 
Tratamento
Tonificar os Rins, nutrir a Medula.
Pontos: Taixi (3R), Zusanli (E36), Sanyinjiao (BP6), Baihui (VG20), Naokong (VG19), para deficiência do Rim Yin: Guanyuan (VC4), para deficiência do Rim Yang: Shenshu (B23).



Nenhum comentário:

Postar um comentário