segunda-feira, 8 de junho de 2015

O MAIS COMPLETO FRUTO DO MUNDO - AS BAGAS GOJI
As bagas goji provenientes da planta Lycium Barbarum, originária dos Himalaias, são frutos únicos pelo seu alto teor em aminoácidos, tendo também uma alta concentração de proteína, superior a qualquer outro fruto. Contém muita vitamina C, fibra e minerais, contendo 15 vezes a quantidade de ferro encontrada em espinafres, assim como cálcio, zinco, selénio, entre outros. Por estes motivos tem vindo a ser considerada cada vez mais como um super alimento.
Na medicina chinesa, as bagas de goji têm fama de serem benéficas para os rins e fígado, ajudando a diminuir dores lombares, tonturas e a melhorarem a visão.
São muitas vezes consumidas em cru (secas), mas também em chá ou em extracto.
As bagas de goji são um dos frutos mais poderosos e nutritivos do planeta e têm despertado a curiosidade de cientistas em todo o mundo.
O Goji é uma pequena árvore espinhosa densamente ramificada que cresce, no estado selvagem, no alto das montanhas da China. Apresenta flores violetas brilhantes, e produz frutos vermelhos durante o Verão. O fruto é uma pequena baga alongada extremamente rica em diversos nutrientes com elevados benefícios para a saúde.
A árvore do goji é uma planta muito resistente e começam a produzir frutos após dois anos de crescimento.
Há mais de 5000 anos que o Goji tem sido cultivado por povos chineses, mongóis e tibetanos e as suas bagas são usadas na medicina tradicional pelos monges, para tratar inúmeros males.
Os habitantes destes países usam as bagas de goji com um poderoso super alimento. Chamam-lhes “diamantes vermelhos” e consomem-nas para aumentar a longevidade e a força.
Acredita-se que as bagas de goji foram descobertas por um médico durante um estudo sobre um grupo de pessoas que viviam nas montanhas profundas dos Himalaias.
Esta comunidade era conhecida pela sua boa saúde. De fato, muitos dos habitantes tinham mais de cem anos e viviam bem, com escassos problemas de saúde. Muitos deles nem sequer tinham cabelos brancos. O médico questionou-se: “o que fariam estas pessoas para protegerem a sua saúde de forma tão efectiva?”. Mediante estudos mais aprofundados este médico descobriu que as bagas de goji cresciam naturalmente perto dos poços onde as pessoas bebiam. As bagas de goji caíam na água e “contaminavam-na” com os seus nutrientes saudáveis. Aqueles que viviam na aldeia também consumiam regularmente estas bagas. Acredita-se que o consumo regular das bagas de goji conduziu à saúde e vitalidade experimentada pelos habitantes daquela aldeia.
Existe uma antiga lenda que atribui a longevidade do mestre de ervas chinês Li Quing Yuen, que viveu até os 252, a uma dieta diária de bagas de goji.
As bagas de goji são também conhecidas como wolf berries - "bagas do lobo”. Pensa-se que o nome do goji terá origem no carater chinês “gou” que significa lobo.
De acordo com a medicina tradicional chinesa as bagas de goji podem aumentar a força, a longevidade e a libido; sendo recomendada para o tratamento de várias doenças.
Actualmente, a principal área de cultura do goji é na Ásia na província de Ningxia, na China, onde mais de 180.000 hectares de terra são dedicados ao cultivo de árvores de goji para a obtenção do seu fruto.
Uma pequena síntese do seu valor nutritivo:
• Contém 19 aminoácidos, que ajudam a formar as proteínas, incluindo os oito que são essenciais para a vida.
• Contém 21 minerais vestigiais, incluindo germânio – considerado em estudos como tendo actividade anti-cancerígena.
• Contém o espectro completo de carotenóides antioxidantes, incluindo beta-caroteno (maior concentração que a cenoura) e zeaxantina (protector dos olhos). O goji é a maior fonte de carotenóides conhecida.
• Contém 2500 mg de vitamina C por 100 gramas da fruta. Contudo, excede os valores normais (100 mg) requeridos pelo corpo diariamente para esta vitamina, podendo causar cálculos renais, distúrbios gastrointestinais e incómodo na bexiga. Pode-se ressaltar também que a ingestão de uma quantidade acima de 2000 mg/dia de ácido ascórbico pode causar mal-estar estomacal e até diarreia.
• Contém beta-sisterol, com função anti-inflamatória, que ajuda também equilibrar os níveis de colesterol e pode ser usado no tratamento de impotência sexual e equilíbrio da próstata.
• Contém ácidos gordos (ómega 3 e 6) essenciais, que são necessários para síntese de hormonas e regula o funcionamento do cérebro e sistema nervoso.
• Contém cyperone, um fito-nutriente que traz benefícios ao coração e à pressão sanguínea.
• Contém fisalina, usado nos transtornos da hepatite B.
• Contém betaína, usado pelo fígado para produzir colina. A betaína promove grupos metil com reacções energéticas no corpo, ajuda a reduzir o nível de homocisteína, um factor de risco em problemas cardíacos, protege a célula ao nível de ADN.
• Contém também uma fonte de elemento essencial à dilatação dos vasos sanguíneos e ao bom funcionamento do sistema circulatório em geral.
• Como consequência dos aminoácidos presentes nas Bagas de Goji, podemos atribuir efeitos anti-catalítico, os quais ajudam na manutenção da massa magra do organismo.
Bagas Goji – benefícios do consumo:
-Protege o corpo do envelhecimento e aumenta a longevidade
-Promove a energia e bem-estar em geral
-Protege contra doenças cardiovasculares e inflamatórias
-Fortifica e mantém um sistema imunitário saudável
-Alguns estudos apontam como tendo propriedades anti-cancerígenas
-Combate a artrite
-Baixa o colesterol
-Equilibra os níveis de pressão do sangue
-Ajuda no processo digestivo e na perda de peso
-Melhora os níveis de insulina nos diabéticos
-Melhora as cataratas, a visão turva e a audição
-Fortalece e suporta a função saudável do fígado e dos rins
-Fortalece os ossos e os tendões
-Mantém um sistema nervoso saudável
-Protege a pele dos danos causados pelo sol
-Aumenta a libido e o desempenho sexual
-Promove a fertilidade
As Goji berries têm ainda a propriedade de o fazer rir e sorrir durante o dia todo. Por isso há quem lhes chame de happy berry ou smiling berry.
Como Consumir
As bagas de goji são um excelente complemento, devendo ser ingeridas cerca de 10 a 15 bagas por dia, não excedendo as 45 gramas diárias.
Este fruto pode ser ingerido de forma simples ou misturado com iogurtes, batidos, cereais, muesli, saladas ou qualquer outro alimento. As bagas de goji podem ainda ser utilizadas em infusões (chás), excelente para melhorar o sabor de alguns chás medicinais, mitigando o sabor adstringente ou amargo que muitas plantas têm. Também podem ser demolhadas e re-hidratadas em água.
Bagas de Goji, contra-indicações
• Uma das maiores contra-indicações das bagas de Goji é o facto de o seu consumo poder interagir com medicamentos anticoagulantes potenciando o seu efeito, é de evitar a ingestão excessiva de bagas de goji por pessoas que ingiram medicação com efeitos anticoagulantes
• Por outro lado, à margem desta contra-indicação há que mencionar o facto de alguns dos conservantes existentes nas embalagens de bagas de Goji poderem provocar efeitos secundários nefastos. Por exemplo, há que ter atenção e verificar se têm o conservante E-220, o qual é passível de poder provocar diarreia, náuseas e dores de cabeça.
• Outras pessoas referem ainda terem insónias, pelo que se recomenda o seu consumo de manhã.
Espaço L MTC Dra Luisa Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário