segunda-feira, 1 de junho de 2015


Massagem tropical, à base de frutas, é boa 

pedida para o verão, o outono, o inverno...




Ângela Góes - O Globo Online


 - A equação verão + sol + mar nem sempre tem como resultado final uma pele da cor do pecado. Na maioria das vezes, a exposição excessiva aos raios ultra-violetas nesta época do ano provoca ressecamento, ardência, vermelhidão e, em casos mais graves, até queimaduras na pele. Morena cor de jambo, descendente de índios, freqüentadora assídua das areias do Leme, fui prontamente escalada para testar uma massagem à base de frutas, oferecida pelo Spa Harmonya, na Barra da Tijuca. Além de relaxar a musculatura e eliminar o estresse, a nova técnica promete refrescar e hidratar a pele naturalmente. Mas antes que eu me animasse muito, o alerta:
- É com frutas frescas... - disse, reticente (para não dizer com nojo), a editora.
Ciente do meu desafio, segui para o Centro Empresarial Barrashopping com um biquíni bem velhinho na bolsa. Se precisasse usar a peça, não queria me arriscar a sujar ou manchar um dos mais novos ou queridos. Tolinha. Primeiro, por que assim que entrei na sala de massagem recebi da auxiliar um kit com roupão, chinelo de dedo, touca de cabelo e um bustiê e uma calcinha descartáveis. Segundo, por que, para ser muito sincera, se eu não soubesse que se tratava de uma massagem com frutas esse "detalhe" teria passado completamente despercebido. (Veja fotos da sessão de massagem)
O ritual começou com um escalda-pés em uma tina com água quente, sabonete e bolinhas de gude. Segundo Luiz Fernando Duran, criador da massagem tropical, essa etapa é importante para quebrar o gelo e liberar as tensões. Perfeito, por que até aquele momento eu não estava nada à vontade. (A atriz Miryan Martin é adepta da massagem tropical. Ouça seu depoimento)

Em seguida, já deitada na mesa teve início a massagem propriamente dita. Enquanto realizava as primeiras manobras, o massoterapeuta explicava que as frutas haviam sido cortadas minutos antes e que estavam realmente frescas. E eu, tentando manter os olhos fechados para "relaxar", só lembrava da minha editora e pensava no que sentiria quando ele me besuntasse de banana e abacate.
- Que fruta você vai usar primeiro? - perguntei, ingênua.
- Agora eu estou usando banana - respondeu Luiz Fernando.
Levei um susto. Jurava que ele tinha passado algum tipo de loção ou creme na minha pele. A consistência era exatamente a mesma. Nada de grude. Nada de meleca.
O segredo está no preparo das frutas, cortadas em finas fatias
O segredo, segundo o massoterapeuta, está no preparo das frutas, cortadas em finas fatias que são empilhadas umas sobre as outras. Isso evita que o material entre em contato com o ar, dando início ao processo de oxidação, que além de escurecer as frutas, rouba as suas vitaminas e acentua o odor. Mantida sua oleosidade natural, a fruta desliza e dissolve na pele como um creme, conforme são feitas os movimentos da massagem, deixando o corpo naturalmente limpo e nutrido.

Cada fruta age sobre a pele de uma forma diferente

Riquíssimo em óleos, o abacate é usado nas regiões mais ressecadas do corpo, como cotovelo, joelho, pés e também nas que são mais expostas ao sol, como os ombros. A banana é, por sua vez, destinada às áreas mistas nem oleosas, nem ressecadas demais, como tronco, coxas e pernas. Cicatrizante natural, a fruta também pode ajudar a aliviar ardências causadas pela exposição prolongada e desprotegida ao sol. Já o morango atua basicamente no rosto, tirando o excesso de oleosidade que é natural desta região, principalmente na testa e no nariz. Segundo Luiz Fernando, a frutinha de cheiro agradável além de refrescar a pele, age como um "peeling" natural, clareando-a.
A massagem trabalha em dois níveis: o cutâneo e o muscular
A massagem tropical consegue trabalhar em dois níveis: o cutâneo e o muscular. Num primeiro momento, enquanto a fruta ainda está bastante oleosa, os movimentos são mais suaves a fim de promover uma boa distribuição do material pela pele e garantir o melhor aproveitamento de suas vitaminas, óleos e sais minerais. O momento de estimular a circulação sangüínea e drenar as linfas. Depois que a fruta já foi absorvida em grande parte pela pele, as manobras ficam mais vigorosas. Neste ponto, o foco são os músculos, que são massageados profundamente, com o objetivo de proporcionar um relaxamento intenso.
A pressão que o massoterapeuta aplica depende do gosto e da necessidade de cada pessoa. Também varia de acordo com o cliente e a situação, a técnica a ser aplicada, uma vez que a massagem tropical se baseia na sueca, mas também usa manobras da aiurvédica e até mesmo do Shiatsu. No meu caso, Luiz Fernando achou necessário fazer uso das três técnicas, cada uma em um ponto do corpo. E eu, mesmo tendo passado boa parte do tempo conversando com ele sobre o procedimento, deixei a mesa levinha.
Para complementar o relaxamento proporcionado pela massagem, eliminar quaisquer resíduos de frutas e equilibrar a oleosidade da pele, fui encaminhada a uma banheira de hidromassagem, à qual foram acrescentados leite de cabra, chocolate e espuma de morango. Simplesmente divino. Luz de velas, ao som de Enya, foi ficando difícil manter os olhos abertos. Eu até que resisti bravamente. Só fui apagar no carro, voltando para a redação.


Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/massagem-tropical-base-de-frutas-boa-pedida-para-verao-outono-inverno-469840.html#ixzz3bsfIFKun

Nenhum comentário:

Postar um comentário