segunda-feira, 8 de junho de 2015

ARTRITE NA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

- A Artrite é uma doença crónica conhecida como Síndrome Bi na Medicina Tradicional Chinesa.
- Por ser uma doença da influência climática, pessoas que moram em ambientes muito frios ou húmidos estão mais sujeitas a ter artrite.
- A Síndrome Bi é caracterizada por dor músculo-articular causada por invasão de factores patogénicos externos, ou seja, por invasão de frio, humidade, calor ou vento. Estes factores, quando dentro do corpo, impedem a energia e o sangue de circular, assim, os músculos ficam mal nutridos e ficam impossibilitados de se contrair e mover os ossos, o que causa dor.
- Quando factores patogénicos invadem o corpo, atravessam a pele, o espaço entre a pele e os músculos, os Meridianos, os tendões e os ossos. O Fígado nutre os tendões; e os Rins, os ossos. Portanto a força dos tendões e dos ossos depende da nutrição, não apenas de Sangue e de Essência do Fígado e dos rins, mas também da evaporação de fluídos pelo Yang dos Rins que gera a formação de fluído sinovial. Quando o Fígado e os Rins são fracos, o Sangue e a Essência estão esgotados, o Yang do Rim não pode evaporar os fluídos; assim, o Qi de defesa é fraco, e os factores patogénicos externos invadem o corpo e causam a Síndrome da Obstrução Dolorosa (Bi).
Existem 5 tipos de Síndrome Bi:
1) Síndrome Bi de Vento: é caracterizada por sensibilidade e dor nos músculos e limitação do movimento que ora afecta uma articulação, ora afecta outra (migratória). É conhecida como “a dor que se move de uma articulação para a outra” e que apresenta irradiações pelos trajectos dos meridianos envolvidos. O vento é o causador mais habitual da síndrome Bi. Um exemplo clássico seria o torcicolo numa pessoa que passou a noite com uma ventoinha virada para o próprio corpo durante a noite.
2) Síndrome Bi de Humidade: caracterizada por dor, sensibilidade e inchaço dos músculos e articulações, com sensação de peso e formigueiro dos membros. Pode apresentar aumento do volume articular, leve aquecimento local, e as dores são exacerbadas em mudanças do tempo e principalmente por exposição excessiva ao clima húmido.
3) Síndrome Bi de Frio: caracterizada por dor severa e aguda de uma determinada articulação ou músculo, com limitação do movimento e geralmente afecta somente um dos lados do corpo e que melhora com calor ou pressão local. É o factor patogénico mais comum na artrite, visto que os sintomas da doença pioram no inverno e em baixas temperaturas.
4) Síndrome Bi de Calor: é proveniente de qualquer um dos 3 tipos anteriores. Neste caso, quando o factor patogénico não foi expulso, a reacção do organismo é produzir uma inflamação. A esta inflamação, damos o nome de “Calor”. Ocorre uma deficiência da energia Yin do corpo, ressecando os fluídos, deixando os músculos e articulações ainda mais rígidos. Neste estágio existe dor, calor, vermelhidão e inchaço das articulações, limitação de movimento e dor severa. Na fase aguda, o paciente pode vir a ter febre e excesso de sede.
5) Síndrome Bi Óssea: é considerada uma doença Crónica. Pode-se desenvolver a partir de qualquer um dos 4 tipos anteriores. A obstrução persistente dos factores patogénicos gera mucosidade intensa, afectando não somente os músculos e articulações, mas também os órgãos internos.
É o tipo em que ocorre obstrução severa da circulação de Energia e Sangue, o que afecta, em longo prazo, o Fígado e o Rim.
Mas a pergunta principal é: Em qual dos tipos de Síndrome Bi está envolvida a Artrite?
- Na realidade, quando um indivíduo é diagnosticado com Artrite, de facto ele já está na fase de Síndrome Bi de Calor, onde a persistência dos factores patogénicos produziu uma inflamação generalizada dos músculos e articulações ou ainda, poderá estar na fase de Síndrome Bi Óssea, onde o Rim, principal responsável pelos ossos na medicina tradicional chinesa, também já se encontra afectado. Nesta fase é comum que se encontre até mesmo deformidades ósseas.
- É importante diagnosticar correctamente e identificar qual dos factores patogénicos predomina e, com isso, focar o tratamento no factor patogénico principal
- O tratamento consiste em remover o factor patogénico que causa a doença, através dos pontos de acupunctura que retiram do corpo o frio, a humidade, o calor e o vento além de tratar pontos locais e distais de dor.
- No caso da doença estar evoluída, deve-se proteger os órgãos rim e fígado, usando pontos que tonifiquem a energia, o sangue, a medula ou os próprios pontos de tonificação destes órgãos.
Tratamento da Síndrome Bi-dolorosa
1) Para tratar a Síndrome da obstrução Dolorosa do tipo Vento – fundamentalmente expelir o Vento, mas secundariamente também dispersar o Frio e eliminar a Humidade e ainda nutrir o Sangue. Para extinguir o Vento, tratar o sangue; se este for harmónico, o Vento é automaticamente expelido.
2) Para tratar a Síndrome da Obstrução Dolorosa do tipo Frio – primeiramente dispersar o Frio, mas secundariamente também o Vento e secar a humidade, e ainda tonificar o Fogo. Se o calor se move, o Frio vai, a circulação correta remove a dor.
3) Para tratar a Síndrome da Obstrução Dolorosa do tipo Humidade – secar primariamente a Humidade e secundariamente também expelir o Vento e dispersar o Frio, e ainda tonificar o Baço/Pâncreas. Se a Terra é forte , a Humidade vai, se o Qi é forte não há formigueiro (um sintoma de humidade).
Portanto, como é observado, para obter mais eficácia no tratamento é necessário que os órgãos internos também sejam tratados. Isso significa tratar o Sangue (Fígado) no caso do vento, tonificar o Fogo (isto é, o Yang do Rim) no caso de Frio e fortalecer o Baço/Pâncreas no caso de Humidade.
Também há a necessidade de fortalecer o Vaso-Governador, pois a penetração dos factores patogénicos externos é intimamente dependente da força dos Rins e do Vaso-Governador. O Qi de defesa, que protege o corpo da invasão de factores patogénicos, é de natureza Yang e possui a sua raiz no Yang do Rim e no Vaso-Governador.
Para a Medicina Tradicional Chinesa no tratamento da Artrite é possível manter um paciente sem os sintomas da doença por longos e longos meses.
Um óptimo remédio natural para artrite é o sumo de beringela com limão, logo pela manhã ou o banho com chá de mentrasto.
Sumo de beringela e limão para artrite
O sumo de beringela e limão possui acção diurética e remineralizante que ajuda a desinchar as articulações, facilitando a sua movimentação.
Ingredientes
• ½ beringela crua
• Sumo de 1/2 limão
• 250 ml de água
Modo de preparação
Bater todos os ingredientes no liquidificador, coar e tomar em jejum, permanecendo em jejum por mais 30 minutos para que o organismo consiga absorver todos os nutrientes do suco com maior rapidez.
Banho com chá de mentrasto para artrite
O banho com chá de mentrasto para artrite contém substâncias com excelentes propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e anti-reumáticas que ajudam a diminuir o inchaço articular e a aumentar o bem-estar.
Ingredientes
• 20 g de folhas de mentrasto
• 2 litros de água
Modo de preparação
Juntar os ingredientes numa panela e deixar ferver cerca de 10 minutos. Depois deixar repousar 5 minutos, coar e fazer um banho com o chá morno sobre as articulações.
Uma boa dica é fazer compressas com o chá para aplicar sobre a articulação durante 15 minutos.
• Mentrasto é uma planta medicinal, também conhecida como erva-de-são-joão, muito eficaz no tratamento contra dores articulares.O seu nome científico é Ageratum conyzoides L. e pode ser comprada em algumas lojas de produtos naturais.
Propriedades do mentrasto
As propriedades do mentrasto incluem sua acção analgésica, anti-inflamatória, anti-reumática, aromática, cicatrizante, diurética, vasodilatadora, febrífuga, carminativa e tónica.
Espaço L MTC Dra Luisa Rodrigues





Nenhum comentário:

Postar um comentário