segunda-feira, 8 de junho de 2015

Cervicalgias
Dor no pescoço e ombros? Tensão e limitação de movimentos?
A Medicina Tradicional Chinesa pode ter solução para o seu caso.
Dores Cervicais são dores que se manifestam na zona do pescoço em resultado de problemas que afectaram ligamentos, articulações, ossos ou músculos da parte superior da coluna, a coluna cervical
Para além das dores na zona cervical, manifestam-se por vezes formigueiro ou dormência dos braços e dedos.
Na origem das dores cervicais podem estar distensões, luxações, fracturas, inflamações ou mesmo situações de stress
O aparecimento da dor cervical pode ser súbito e de curta duração, ou pode evoluir para uma situação crónica e incapacitante.
Quadros persistentes de cervicalgia, devem ser investigados quanto à eventual origem neoplásica.
A dor que irradia para a cabeça define uma síndrome cervical superior e a dor que irradia para os ombros e membros superiores define uma síndrome cervical inferior. Os sintomas são: dor, cefaleia, vertigem, náusea, zumbido, parestesia (dormência), perda de força muscular e limitação funcional
Uma vez que os olhos e os órgãos vestibulares são localizados na cabeça, informações vindas dos mecanorreceptores das estruturas do pescoço são cruciais para interpretar os dados vestibulares e para controlar as funções motoras que dependem das informações visuais. A cervicalgia pode, assim sendo, ter profundas consequências, que incluem sintomas temporomandibulares, distúrbios visuais e auditivos, distúrbios do sono, da cognição e da emoção.
Os episódios recorrentes são comuns.
A prevenção é a melhor maneira de minimizar problemas cervicais, sendo requisitos básicos: exercícios diários, evitar a obesidade, aprender a dormir bem, postura correta, não forçar a coluna vertebral.
Entretanto, uma vez desencadeada a cervicalgia, diagnosticar de forma adequada a sua origem, identificando qual é ou quais são os canais de energia afetados, e escolher adequadamente o melhor tipo de tratamento para o paciente é fundamental para o tratamento.
Para a Medicina Chinesa o pescoço tem um papel fundamental no corpo humano uma vez que assegura, quer o suporte mecânico da cabeça e do cérebro, quer a passagem de inúmeros fluxos vitais de sangue e de energia.
Etiopatogenia segundo a MTC
Vento e frio invadindo os meridianos: Dor aguda e rigidez no pescoço após exposição ao frio e/ou ao vento.
Estagnação de Qi e Xue e Hiperatividade do Yang do Gan (Fígado): Rigidez e dor cronica do pescoço com agudizações por stress emocional e cefaleia.
Insuficiência do Xue do Gan: após parto ou doenças prolongadas.
Deficiência do Rim: problemas crónicos do pescoço que pioram com o cansaço e fraqueza na região lombar,
• As cervicobraquialgias ocorrem pelo ataque das energias perversas, vento, frio e humidade, que invadem os meridianos da vesícula biliar e bexiga, provocando a estagnação de Qi e sangue, provocando dor que pode irradiar para a extremidade do membro superior, além de dificultar a movimentação do pescoço. Para promover a circulação do Qi, os pontos TA2, TA3, TA10 e VB43 podem ser utilizados no tratamento.
• Em casos em que a dor segue em direcção dorsal, estendendo-se para a região escapular, provocando rigidez muscular nesta região e dolorosos á pressão em razão da tensão e estresse, seguindo o trajecto do meridiano do Intestino delgado, os pontos ID2, ID3, ID11, ID13, B11, B65, B66, VG14 podem ser utilizados como tratamento.
• Ao aprofundar os conceitos inerentes, pela visão da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), idade avançada, insuficiência de Jing (genética), excesso de trabalho, levam a uma Insuficiência de Yin do Rim, com má nutrição dos ossos e osteoartrite e leva á irradiação da dor e restrições na amplitude do movimento do pescoço com Teste de compressão positivo. Os pontos sugeridos para tratamento desta síndrome são : ID3, Jia Ji, VG14, VG20, VB21, IG15, associados a pontos para tonificar o Yin do Rim : R3, BP6, B23.
• Alterações psicossomáticas, como raiva e sentimentos recalcados, consomem o Yin, afectam o Fígado e levam à cervicalgia por Insuficiência de Yin do fígado e do rim, podendo levar à má nutrição dos tecidos moles, hérnia discal e osteoartrite. Típico nos pacientes até 45 anos, que apresentam fragilidade dos ligamentos longitudinais, anterior e posterior, com perda de sustentação do disco intervertebral, a sobrecarga mecânica leva à protusão do núcleo pulposo. Em pacientes mais idosos ,o quadro degenerativo produz calcificações discais e ligamentares, formando hérnias duras com compressão progressiva e dores que se agravam lentamente. Esta dor é aliviada com a flexão cervical, pelo Teste de Tração, pelo alívio da compressão. Aos mesmos pontos da síndrome anterior somam-se os seguintes: IG4, F3, F8, B18.
• Uma outra síndrome energética, que também conduz à cervicalgia é a da estagnação de Qi e Xue. O principal factor desta síndrome é a estagnação do fígado. Situações muito comuns dos dias de hoje, como alterações emocionais, gerados por stress e pressão diários no trabalho, agem sobre o fígado causando estagnação. Factores externos, como a síndrome do chicote, comuns em acidentes de automóvel a baixa velocidade, em que o mecanismo de aceleração e desaceleração transfere para a cervical fortes impactos, afectam e lesionam as partes moles e até geram lesões ósseas e articulares. Pontos como ID3, IG4, Lou Zhen devem ser adicionados aos dos protocolos anteriores.
• Síndrome Bi de Vento Frio, com espasmo muscular por obstrução dos meridianos, devido à invasão do vento frio, pode conduzir à cervicalgia em que os Pontos B10, VB20, VG16, VG14, VG15, ID3, ID14, ID12 devem ser considerados.
A Acupunctura actua tanto ao nível dos músculos e tendões anexos, aliviando dor e resolvendo a estagnação, como regulando os meridianos afectados nos respectivos trajectos. São ainda utilizadas técnicas de Massagem Terapêutica Chinesa Tuina, bem como técnicas Osteopáticas para descomprimir tecidos afectados e reequilibrar posição de vértebras que possam estar alteradas.
Sempre que possível, inicio as sessões de tratamento com as manobras básicas de osteopatia. Após testar o quadro de limitação funcional no pescoço, realizo as manobras específicas correctivas, que descomprimem as articulações. Após isto, realizo sessões de acupunctura como tratamento de base.
O prognóstico é, em geral, muito favorável.
Espaço L Medicina Tradicional Chinesa























Nenhum comentário:

Postar um comentário