domingo, 17 de maio de 2015



Saiba como se livrar do torcicolo

Uma noite mal dormida ou passar horas em uma posição ruim contribui para o surgimento de uma dor intensa na região do pescoço conhecida como Torcicolo. A dor pode limitar o movimento do pescoço e causar tensão na região cervical que pode se espalhar para a musculatura dorsal.
O problema não possui uma causa totalmente esclarecida. Mas, pode estar associada a um traumatismo na coluna cervical ou nos músculos do pescoço. Ou também pode ser consequência de infecções na área da cabeça ou no pescoço como tumores, infecções no sistema nervoso, hipertiroidismo.
O torcicolo pode acometer qualquer pessoa de faixas etárias diferentes. Geralmente, ele é mais comum em pessoas entre 30 e 60 anos e que apresentam um histórico familiar.
Os sintomas do torcicolo não são difíceis de serem identificados, podemos destacar: dor de cabeça, dor no pescoço, um ombro mais alto que o outro e rigidez dos músculos do pescoço. No caso congênito, o indivíduo pode sentir inchaço dos músculos do pescoço.
Tem tratamento?
“Para aliviar a dor e recuperar a amplitude dos movimentos, a primeira medida pode ser medicamentosa. Mas, se você sente dores na região do pescoço com frequência é recomendado buscar tratamentos alternativos.”, explica Regina Santos, massoterapeuta do Fit Body Pilates Spa & Estética.
Entre os métodos indicados para se livrar do problema é a acupuntura. A prática terapêutica é chinesa e criada há mais de dois milênios. O procedimento consiste na estimulação de locais anatômicos sobre os pontos de acupuntura por meio de agulhas. Mas, dependendo do caso o profissional pode utilizar a técnica de acupressão que é feita com os dedos. Após um diagnóstico minucioso, o acupunturista irá aplicar as agulhas. As agulhas permanecem no local entre 30 a 40 minutos e após a sessão o paciente já pode sentir o alívio e o músculo mais relaxado.
Prevenção
Confira algumas dicas para prevenir o torcicolo:
– Mantenha uma boa postura no dia a dia;
– Se você trabalha com computador procure manter a tela na altura dos olhos evitando uma tensão na região cervical;
– Evite dormir de bruços ou no sofá.
Sobre a especialista
Regina Santos, Massoterapeuta do Fit Body Pilates Spa & Estética
Site:  www.fitbodypilates.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário