Melhore A Postura Com O Método Rolfing
Criada em pela norte-americana Ida Rolf (1896-1979), a terapia corporal Rolfing procura melhorar a postura e os movimento. Ela trabalha de forma parecida com outros tratamento como o RPG, trabalhando o corpo todo a partir da maneira como cada parte se relaciona com as outras.
A principal característica do método Rolfing é a manipulação das fáscias para liberar tensões acumuladas. As fáscias são os tecidos que conectam músculos e tendões, que, por sua vez, se unem às articulações e aos ossos. Elas são plásticas o bastante para conseguirem mudar e se adaptar com o movimentos que realizamos.
Contudo, as adaptações nem sempre são benéficas. “Quando as diferentes partes do corpo começam a se desorganizar, fazemos adaptações à custa de tensões e novas desorganizações posturais”, afirma Pedro Prado, fundador da Associação Brasileira de Rolfing.
Após avaliar a organização da postura, o profissional começa a trabalhar com uma massagem profunda, que afeta não exatamente nos músculos ou ossos, mas na membrana que os cerca e permeia. Por causa disto, músculos, articulações e ossos irão responder segundo a tensão ou o relaxamento dessa membrana.
Ao aliviar as tensões em carta parte do corpo, várias outras partes devem se alinhar para manter a nova organização. Isso sinaliza novas manipulações.
Também significa que, na prática, quem busca um profissional rolfista para tratar de, por exemplo, dores na coluna lombar, irá perceber que também deve tratar da coluna cervical, ombros etc.
“Você solta uma área [do corpo] pensando no todo. Se mexeu em um grupo muscular, também tem que soltar a região onde a nova postura vai reverberar”, indica Prado.
Técnicas
A continuação do trabalho é estruturar melhor a forma com que o corpo se prepara para o movimento, de modo que ele seja feito da forma menos desgastante possível.
Como é impossível escapar da força da gravidade, ao menos é possível prevenir o esforço e o peso extra de um quadril projetado para frente ou de um pescoço encurvado, trabalhando contra as forças necessárias para nos manter eretos ou nos locomover.
A massagem profunda em pontos com muita tensão pode causar dor. Mas Prado afirma que, após começar o processo de desfazer as tensões e “encaixar”, do modo mais funcional possível, as partes do corpo, a dor se torna prazer. Esse prazer não vem apenas por causa do relaxamento, mas também por conhecer melhor o seu corpo e você mesmo. “Muitas pessoas procuram o Rolfing para desenvolver o autoconhecimento, para se sentirem mais donos de seus próprios corpos”, diz Prado.
Ida Rolf não estava interessada em curar sintomas, pois acreditava que a desorganização gera doenças. Um ser organizado fisicamente e em suas posturas e movimentos, alcança o bem-estar físico e mental.
Terapia
O Rolfing também tem objetivo terapêutico. A técnica é feita para tratar problemas como fibromialgia, LER (lesões por esforços repetitivos), DORT (doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho) e até mesmo distúrbios de ansiedade.
Quando Rolf desenvolveu o método, ele deveria ser realizado em dez sessões, de quase uma hora cada. “Os benefícios e as mudanças começam a ser observados desde as primeiras sessões”, garante Prado.
Fonte: Folha de São Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário