quarta-feira, 23 de março de 2016



           



Definição
Cuité sm (cuia+tupi eté, legítimo) 1 Cuieira. 2 Fruto da cuieira. 3 Pequena vasilha feita com o fruto da cuieira. 4 Cabaça, de que se fazem cuias. 5 Pacová. 6 pop Chapéu velho, já sem forma, que afunilou. Var: cuietê, cuieté, coité. C.-açu: o mesmo que cardamomo-da-terra.

A Cabaça ou Porongo (Lagenaria vulgaris) é uma planta trepadeira, da família das Cucurbitaceae presente no norte e nordeste do Brasil, e plantada em quase todo o território português. É também chamada em algumas regiões brasileiras de cabaça-amargosa, cabeça-de-romeiro, cabaça-purunga, cabaço-amargoso, cocombro, cuia, catuto taquera e cuitê ou cuité.


História

Massagem bem brasileira resgatada da natureza que, após pesquisa e montagem do protocolo, nomeei como massagem tropical.

Cabaça ou porongo é uma planta presente no norte e nordeste do Brasil e plantada em quase todo o território português.


Também chamada em algumas regiões como cuité ou cuitê, cabaça amargosa, cuia ou tapera, a palavra cabaça designa abóbora, muito presente na vida dos indígenas, e seu uso foi assimilado pelos colonizadores portugueses e espanhóis, como utensílio de cozinha para armazenar água e alimentos. Serve também como instrumento musical no berimbau e como objeto de decoração. No sul do Brasil é usada pelos gaúchos como cuia para o chimarrão.


A cor natural da cabaça seca assemelha-se ao dourado ou cobre. A cabaça é um fruto do gênero do melão ou abóbora, cuja casca é grossa e pertence à mesma família do bambu. Existem diversos formatos: redondas, ovais, alongadas, pequenas, médias e grandes e nenhuma é igual à outra.


A Massagem

Iniciamos pela higienização das mãos do cliente e do profissional com loção ou gel higienizante.

Higienização do Corpo

Iniciamos nos tornozelos e seguimos até o rosto. Posicionamos a cliente em decúbito ventral, começando as manobras pelas costas, deixando por último as axilas e a planta dos pés. Podemos utilizar creme, emulsão ou óleo, acrescentando óleo essencial, de acordo com a necessidade do cliente. Dosagem de 6 a 10 gotas para uma colher. de sopa. Exemplos: Relaxamento – lavanda, lavandin, erva cidreira; Redução de medidas – laranja, gengibre.

Iniciamos pelo posicionamento da escápula e lombar. Alongamento rotativo das pernas – 6 vezes para o lado esquerdo e 6 vezes para o lado direito, Alongamos para frente e esticando 6 vezes cada perna.


Pé esquerdo e direito

Com o cuité na ponta do pé fazemos movimentos rotativos 6 vezes dos artelhos ao dorso o pé; Movimento rotativo do tornozelo; Deslizamento alternado com os cuités indo dos artelhos ao tornozelo.

Perna e coxa esquerda e direita

Deslizamento superficial com os cuités do tornozelo até a coxa do centro para a lateral; De lado, deslizamento vai e vem, do tornozelo até a região inguinal; Deslizamento em forma de 8 do tornozelo, cruzando no joelho, bombeando na inguinal; Deslizamento rotativo, drenando de fora para dentro, bombeando na inguinal.

Joelho

Deslizamento rotativo sentido horário do joelho; Deslizamento das laterais do joelho.

Abdômen

Deslizamento superficial do centro para as laterais; Deslizamento profundo de lateral a lateral;

Rolamento da lateral abdominal nos dois sentidos; Movimento rotativo da lateral do umbigo no sentido horário; Amassamento em um com os cuités na cintura, drenando para a inguinal; Amassamento com os dois cuités na cintura, puxando em sua direção; Deslizamento da lateral da cintura, drenando e bombeando na lateral do umbigo.


Braços

Deslizamento superficial dos dedos da lateral externa do braço, bombeando na axila, a mesma coisa na palma da mão a axila; Alongamento do braço colocamos a mão em baixo da escápula e rodamos 6 vezes para baixo e 6 vezes para cima.

Colo e Rosto

Com os dois cuités no meio do busto, deslizamento para as laterais até o ombro;

Deslizamento alternado do queixo ao colo; Rolamento rotativo do trapézio; Deslizamento do ombro a nuca; Contorno da lateral do rosto, cruzando na região frontal e descruzando na região sub-mentoniana; Deslizamento do mento, sub-labial, frontal e turbilhão nas têmporas, 8 para fora; Deslizamento do mento, contornando o sulco labial, levantando o masseter, contornando e turbilhão nas têmporas; Deslizamento da lateral do rosto, indo em direção da orelha; Viramos a cabeça da cliente, encostando a orelha no ombro e deslizando os dois cuités alternados do ombro a nuca; Com as duas mãos sob a nuca alongamos a cabeça para frente 6 vezes.


Costas – Pés

Com os dois cuités deslizamento da planta do pé.

Perna, Coxa e Glúteo: As mesmas manobras da parte frontal, jogando para fora no quadril; deslizamento da prega glútea, alternado em direção a inguinal; Deslizamento das laterais do quadril, indo em direção a inguinal.


Coluna: Deslizamento superficial do cóccix ao ombro, indo pelo centro, deslizando pela lateral;


Deslizamento profundo de lateral a lateral; Com os dois cuités na lateral do cóccix , subindo pela lateral da coluna, em direção do trapézio, alternado; Dobramos o braço da cliente para cima, e com o cuité fazemos o contorno da escápula, levantando ligeiramente o ombro; Pelas laterais da escápula, axila ao ombro, movimentos rotativos, indo até o ombro, o mesmo na outra lateral; Seguramos o braço da cliente e contornamos 6x para e 6 x para baixo, repetir no outro braço; Com os dois cuités no trapézio, amassamento para trás; Com os dois cuités na lateral do trapézio, fazemos amassamento nos dois lados; Deslizamento da nuca alternado; Atrás do cliente, deslizamento do trapézio alternado; Com os dois cuités no meio da coluna, deslizamos em cruz: uma mão para o quadril e a outra pra escápula;


Finalizamos com deslizamento superficial em toda a coluna, pedimos para a cliente virar-se devagar e sentar-se. Com os dois cuités no trapézio alongamos cabeça e o pescoço, lado esquerdo e direito, deslizando do ombro às mãos, ajudando a cliente a levantar-se.


Benefícios da Massagem Tropical

Melhora a qualidade de vida, ajudando no efeito anti-stress, melhorando o sono, as dores musculares, a circulação sanguínea, fortalecendo a epiderme, promovendo a remoção de células mortas e a oxigenação e hidratação da epiderme. Por ser considerada uma massagem relaxante e altamente anti-estresse pode ser aplicada até três vezes por semana ou quinzenal, dependendo da cliente. O tempo de duração é de 45 minutos e a manutenção do cliente é o uso de creme hidratante, diariamente após o banho. Contra-indicações - Renal crônico, Diabetes descompensada, Neoplasia e Dermatite.



http://www.busqueaqui.com/Colunistas/KatiaNunes/MassagemTropicalcomCuite.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário