quarta-feira, 23 de março de 2016


           

CAMOMILA
Os resultados desse banho você nota imediatamente, pois ele dá profunda sensação de repouso e faz uma limpeza completa em sua pele. Para aproveitá-lo, ainda mais, umedeça dois chumaços de algodão na água do banho e coloque-os sobre os olhos; eles ficarão claros e brilhantes.

HORTELÃ
Perfeita para tonificar os músculos e renovar as energias. Além disso, a hortelã contribui para amaciar a pele e tem um excelente efeito desodorizante.

ALFAZEMA
O banho de alfazema tem uma grande vantagem, pois você já sai dele suavemente perfumada. Para hidratar o corpo, pingue na água do banho 5 ou 6 gotas de óleo de amêndoa doce.

SÁLVIA
Erva de efeito antiinflamatório, que ajuda a combater cravos e espinhas. O banho de sálvia é recomendado especialmente para quem tem pele oleosa.

FLOR DE LARANJEIRA
O banho com esta erva dá a gostosa sensação de frescor e descanso. A flor da laranjeira é também adstringente e fecha os poros excessivamente dilatados.

MELISSA
Também conhecida como erva cidreira, proporciona um banho repousante e perfumado. Tomado antes de dormir, garante um sono tranqüilo.

Coloque as ervas em um pedaço de gaze grande ou tule, feche, misture uma colher de sopa de óleo neutro e faça uma renovação celular, primeiro no rosto, de baixo para cima depois, trabalhando bem a coluna. Se tiver uma banheira ou ôfuro despeje o conteúdo na gaze ou tule, as ervas na água morna que levantará um aroma super agradável e inebriante, agradando também no visual do cliente, vendo estas ervas boiando na água, se possível ofereçam um chá de hortelã com camomila à cliente. Se não tiver banheira ou ôfuro ou for atender em domicílio amarre o saquinho abaixo do bocal do chuveiro, para a água cair no corpo com o aroma das ervas.

Banhos com Ervas Aromáticas 
Se não cuidar bem de você e do seu cliente, o cansaço somado a poluição, pode trazer sérias conseqüências ao seu corpo e a sua mente. Reserve o direito de relaxar, de se cuidar, e, principalmente, oferecer ao seu cliente os banhos relaxantes, revigorantes, grandes auxiliares nos protocolos de beleza. Os banhos com Ervas Aromáticas são grandes aliados no relaxamento do corpo e da mente, para que seja aproveitado ao máximo deve ser realizado por um período de 20 a 30 minutos; a temperatura da água é de 32 graus.

Protocolo
Coe uma parte das ervas e reserve.
Escolha as ervas de sua preferência (mínimo de 3 máximo de 5) e monte Saches (tule).
Em uma cubeta coloque óleo neutro 25ml e 3 colheres de sopa do pó das ervas.
Faça a higienização corporal e facial, com loção de limpeza (lauril).
Passe as ervas com óleo no corpo e promova esfoliação com sache em movimentos rotatórios suaves.
Retire o excesso (caso necessário).


Banho de imersão, ôfuro ou hidromassagem
Coloque o sache dentro da banheira e solicite que a cliente se auto-massageie com o mesmo, podendo ser colocado, pétalas de rosas e velas aromáticas, se o cliente desejar deixe de 20 a 30 minutos.
Passe o cliente para a maca e promova massagem Zen, com toalhas aromáticas e cristais vitalizantes (rosto e coluna) como vocês poderão observar a seguir.

Os Banhos de Ervas são grandes aliados para um relaxamento perfeito. Ofereça sempre em 20 minutos a cliente conseguirá um relaxamento perfeito e muito benéfico.

As ervas são encontradas em farmácias ou em casas de produtos naturais. Faça uma infusão com 3 colheres (sopa) da erva escolhida em 2 copos de água. Coe e acrescente a infusão à água do banho. 


           



Nada mais agradável do que as massagens para cuidar do corpo, da mente e da alma.

Massagens milagrosas, elas relaxam, trazem bem estar e até acabam com as dores.

Não é a toa que as massagens têm sido o principal cartão de visita de todos SPAs, e clínicas de estéticas e atendimento personalizado em domicílio.

Além de serem muito agradáveis, a sabedoria de cuidar da saúde, massageando o corpo, rosto e o couro cabeludo, culturalmente, é aceita por todo o mundo. Herdamos tais conhecimentos de nossos antepassados gregos e romanos, que recorriam às massagens para fins terapêuticos e cosméticos.

Massagear o corpo é tema de estudo permanente dos massoterapeutas e massofilaxistas.

O bem estar profundo. Os resultados imediatos!

Somos bilhões de células nervosas, querendo ganhar consciência a cada estímulo que cada manobra proporciona.

Os exercícios de respiração, alongamento e relaxamento são meios eficazes para o encontro em si próprio, para centrar a pessoa, mas é o toque em si e no outro, que nos permite liberar a tensão.

É a linguagem sutil do toque concentrado no ato, com o coração que faz toda a diferença para fidelizar o cliente, às vezes, por anos e anos.

A massagem zen permite a atuação no sistema nervoso autônomo, nos gânglios simpáticos e nos parassimpáticos.

Ajudam a alinhar a coluna, a fim de sensibilizar toda a região, refletindo no melhor funcionamento dos órgãos e na postura.

Elas também normalizam o tônus muscular, são capazes de relaxar os músculos rígidos e de tonificar os flácidos.

No rosto causa um enorme bem estar, aliviando dores de cabeça e modelando a face em nível tissular e muscular, dando maior tônus, vitalidade e com alta ação zen, ou seja com muita energia, já que o rosto é quem percebe e recebe a primeira impressão de tudo o que nos acontece, pois o mesmo sempre está exposto...

"Muitos males podem ser resolvidos com o equilíbrio corporal e a reabilitação do fluxo energético, um dos maiores princípios da massagem zen..."

Esta massagem zen corporal, facial e capilar sempre tem seu início marcado pela respiração mínima de seis vezes - com resultado fantástico no final -, porque a respiração é responsável pela energia fluente e, sua baixa, traz desgastes físicos, que podem resultar em alguma sintomatologia. A respiração e os movimentos da massagem ajudam na renovação do ar nos pulmões, e na troca do ar "velho", residual, pelo "novo", oxigenado.

Muitos males podem ser resolvidos com o equilíbrio corporal e a reabilitação do fluxo energético, um dos maiores princípios da massagem zen: também é capaz de diminuir o medo, a irritação, a ansiedade e angústia; ela leva à uma consciência corporal necessária para transformação interna e externa, esta massagem é personalizada.



           

Introdução
Como se estivesse em alto mar. É assim que se sente quem recebe a massagem havaiana ou Lomilomi. Além de um relaxamento profundo dos músculos, através da manipulação dos tecidos e do sistema músculo-esquelético, a massagem havaiana libera os bloqueios e gera energia. Atua também nos sistemas linfático, imunológico, respiratório, digestório e circulatório, com estímulos que reequilibram e tonificam.

Mas não é só !
A técnica também promove o retorno venoso e a liberação de toxinas. Em nível mental e emocional, o sistema nervoso central e a consciência são ajustados. Em nível espiritual, a harmonia é conseguida entre o corpo, a mente e a alma.
Os longos movimentos da massagem misturam-se com a melodia polinésia transformando-se em uma dança alegre na mesa de massagem. O grande potencial do Lomilomi está em tornar o cliente consciente de seu próprio corpo com a qualidade do toque especial um ambiente seguro do templo. Nesta Massagem o profissional utiliza as mãos, o braço e o antebraço, envolvendo o corpo do cliente como um todo, tendo os limites terapêuticos bem demarcados. Sempre é uma vivência muito especial acompanhar as pessoas desse modo tão amável. A dança massagem faz também que o massagista entre em um profundo contato consigo mesmo.


A tradição 
Segundo um mito polinésio, os havaianos aprenderam a massagem observando os movimentos das ondas do mar. Assim a massagem é feita em movimentos progressivos, alternado os fortes com os suaves. Acreditam os havaianos que imitando o movimento das ondas é possível buscarem o equilíbrio e a harmonia no organismo (lokaki). Ainda segundo a tradição, o massoterapêuta precisa se concentrar para fazer a massagem porque é necessário um estado de transe espiritual para que se consiga atingir a harmonia.
A massagem havaiana existe há mais de dois mil anos. Era usada, inicialmente, na Polinésia e no Havaí como uma forma de iniciação dos adolescentes na fase adulta. Uma espécie de “rito de passagem”, a massagem era realizada pelos kahunas (“pajem”) das tribos ou aldeias, que treinavam os membros de cada família para que esta tradição fosse transmitida de geração em geração.
Em havaiano, “lomi” significa esfregar, amassar, massagear. À primeira vista, o Lomilomi parece ser uma versão polinésia da massagem européia ou clássica, e está baseada no deslizamento e amassamento dos tecidos frouxos (pele, músculos, fáscia, periósteo, entre outros). Com músicas típicas ao fundo, o terapeuta corporal realiza movimentos ondulares com o antebraço e a base do punho, como se estivesse ‘dançando’ sobre o corpo do massageado. Durante o ritual, é utilizado o óleo natural de kukui (típico de Havaí) misturado aos óleos de buriti e macadâmia.

A Técnica
Ela é uma técnica “circulatória” no sentido de que move os fluidos corporais (sangue, linfa e intersticial), diferente das técnicas orientais que em princípio usam “pontos de pressão” (nervos e meridianos) para mobilizar a energia. Embora a idéia dos pontos energéticos - tonificação e sedação - esteja implícita em muitas manobras, Lomilomi está baseada no deslizamento e amassamento do tecido conjuntivo, e por isso, requer óleo ou algum tipo de lubrificação sobre a pele.
Tradicionalmente, no Havaí, Lomilomi repousa sobre a aplicação de óleos vegetais, ervas e água do mar como técnicas de tratamento. Sempre em contato com a pele, as mãos vão transmitindo um amor incondicional para a pessoa em sua totalidade. Músculos e tecidos conectivos são alongados em comprimento e largura, favorecendo o tônus e a flexibilidade muscular. A pele se delicia com um saudável brilho, as juntas enrijecidas são liberadas, a circulação é estimulada e os órgãos internos são gentilmente manipulados no sentido de melhorar a relação de funcionalidade entre eles.
Pedras quentes e “lomi sticks” (pequeno bastão para massagem) são ferramentas comuns. Para os havaianos, a saúde sempre foi considerada a partir de uma visão integral do ser humano, em harmonia com seu corpo, sua família, a sociedade e o meio ambiente. Neste contexto a massagem tem o objetivo de restabelecer o estado natural de graça e gratidão pela vida, que se traduz como saúde no sentido mais amplo da palavra.


http://www.busqueaqui.com/Colunistas/KatiaNunes/MassagemHavaianaLomiLomi.html


           



Definição
Cuité sm (cuia+tupi eté, legítimo) 1 Cuieira. 2 Fruto da cuieira. 3 Pequena vasilha feita com o fruto da cuieira. 4 Cabaça, de que se fazem cuias. 5 Pacová. 6 pop Chapéu velho, já sem forma, que afunilou. Var: cuietê, cuieté, coité. C.-açu: o mesmo que cardamomo-da-terra.

A Cabaça ou Porongo (Lagenaria vulgaris) é uma planta trepadeira, da família das Cucurbitaceae presente no norte e nordeste do Brasil, e plantada em quase todo o território português. É também chamada em algumas regiões brasileiras de cabaça-amargosa, cabeça-de-romeiro, cabaça-purunga, cabaço-amargoso, cocombro, cuia, catuto taquera e cuitê ou cuité.


História

Massagem bem brasileira resgatada da natureza que, após pesquisa e montagem do protocolo, nomeei como massagem tropical.

Cabaça ou porongo é uma planta presente no norte e nordeste do Brasil e plantada em quase todo o território português.


Também chamada em algumas regiões como cuité ou cuitê, cabaça amargosa, cuia ou tapera, a palavra cabaça designa abóbora, muito presente na vida dos indígenas, e seu uso foi assimilado pelos colonizadores portugueses e espanhóis, como utensílio de cozinha para armazenar água e alimentos. Serve também como instrumento musical no berimbau e como objeto de decoração. No sul do Brasil é usada pelos gaúchos como cuia para o chimarrão.


A cor natural da cabaça seca assemelha-se ao dourado ou cobre. A cabaça é um fruto do gênero do melão ou abóbora, cuja casca é grossa e pertence à mesma família do bambu. Existem diversos formatos: redondas, ovais, alongadas, pequenas, médias e grandes e nenhuma é igual à outra.


A Massagem

Iniciamos pela higienização das mãos do cliente e do profissional com loção ou gel higienizante.

Higienização do Corpo

Iniciamos nos tornozelos e seguimos até o rosto. Posicionamos a cliente em decúbito ventral, começando as manobras pelas costas, deixando por último as axilas e a planta dos pés. Podemos utilizar creme, emulsão ou óleo, acrescentando óleo essencial, de acordo com a necessidade do cliente. Dosagem de 6 a 10 gotas para uma colher. de sopa. Exemplos: Relaxamento – lavanda, lavandin, erva cidreira; Redução de medidas – laranja, gengibre.

Iniciamos pelo posicionamento da escápula e lombar. Alongamento rotativo das pernas – 6 vezes para o lado esquerdo e 6 vezes para o lado direito, Alongamos para frente e esticando 6 vezes cada perna.


Pé esquerdo e direito

Com o cuité na ponta do pé fazemos movimentos rotativos 6 vezes dos artelhos ao dorso o pé; Movimento rotativo do tornozelo; Deslizamento alternado com os cuités indo dos artelhos ao tornozelo.

Perna e coxa esquerda e direita

Deslizamento superficial com os cuités do tornozelo até a coxa do centro para a lateral; De lado, deslizamento vai e vem, do tornozelo até a região inguinal; Deslizamento em forma de 8 do tornozelo, cruzando no joelho, bombeando na inguinal; Deslizamento rotativo, drenando de fora para dentro, bombeando na inguinal.

Joelho

Deslizamento rotativo sentido horário do joelho; Deslizamento das laterais do joelho.

Abdômen

Deslizamento superficial do centro para as laterais; Deslizamento profundo de lateral a lateral;

Rolamento da lateral abdominal nos dois sentidos; Movimento rotativo da lateral do umbigo no sentido horário; Amassamento em um com os cuités na cintura, drenando para a inguinal; Amassamento com os dois cuités na cintura, puxando em sua direção; Deslizamento da lateral da cintura, drenando e bombeando na lateral do umbigo.


Braços

Deslizamento superficial dos dedos da lateral externa do braço, bombeando na axila, a mesma coisa na palma da mão a axila; Alongamento do braço colocamos a mão em baixo da escápula e rodamos 6 vezes para baixo e 6 vezes para cima.

Colo e Rosto

Com os dois cuités no meio do busto, deslizamento para as laterais até o ombro;

Deslizamento alternado do queixo ao colo; Rolamento rotativo do trapézio; Deslizamento do ombro a nuca; Contorno da lateral do rosto, cruzando na região frontal e descruzando na região sub-mentoniana; Deslizamento do mento, sub-labial, frontal e turbilhão nas têmporas, 8 para fora; Deslizamento do mento, contornando o sulco labial, levantando o masseter, contornando e turbilhão nas têmporas; Deslizamento da lateral do rosto, indo em direção da orelha; Viramos a cabeça da cliente, encostando a orelha no ombro e deslizando os dois cuités alternados do ombro a nuca; Com as duas mãos sob a nuca alongamos a cabeça para frente 6 vezes.


Costas – Pés

Com os dois cuités deslizamento da planta do pé.

Perna, Coxa e Glúteo: As mesmas manobras da parte frontal, jogando para fora no quadril; deslizamento da prega glútea, alternado em direção a inguinal; Deslizamento das laterais do quadril, indo em direção a inguinal.


Coluna: Deslizamento superficial do cóccix ao ombro, indo pelo centro, deslizando pela lateral;


Deslizamento profundo de lateral a lateral; Com os dois cuités na lateral do cóccix , subindo pela lateral da coluna, em direção do trapézio, alternado; Dobramos o braço da cliente para cima, e com o cuité fazemos o contorno da escápula, levantando ligeiramente o ombro; Pelas laterais da escápula, axila ao ombro, movimentos rotativos, indo até o ombro, o mesmo na outra lateral; Seguramos o braço da cliente e contornamos 6x para e 6 x para baixo, repetir no outro braço; Com os dois cuités no trapézio, amassamento para trás; Com os dois cuités na lateral do trapézio, fazemos amassamento nos dois lados; Deslizamento da nuca alternado; Atrás do cliente, deslizamento do trapézio alternado; Com os dois cuités no meio da coluna, deslizamos em cruz: uma mão para o quadril e a outra pra escápula;


Finalizamos com deslizamento superficial em toda a coluna, pedimos para a cliente virar-se devagar e sentar-se. Com os dois cuités no trapézio alongamos cabeça e o pescoço, lado esquerdo e direito, deslizando do ombro às mãos, ajudando a cliente a levantar-se.


Benefícios da Massagem Tropical

Melhora a qualidade de vida, ajudando no efeito anti-stress, melhorando o sono, as dores musculares, a circulação sanguínea, fortalecendo a epiderme, promovendo a remoção de células mortas e a oxigenação e hidratação da epiderme. Por ser considerada uma massagem relaxante e altamente anti-estresse pode ser aplicada até três vezes por semana ou quinzenal, dependendo da cliente. O tempo de duração é de 45 minutos e a manutenção do cliente é o uso de creme hidratante, diariamente após o banho. Contra-indicações - Renal crônico, Diabetes descompensada, Neoplasia e Dermatite.



http://www.busqueaqui.com/Colunistas/KatiaNunes/MassagemTropicalcomCuite.html

Rejuvenescimento com LASER


Antigamente, quando pensávamos em LASER, a associação que se fazia sempre era com filmes de ficção científica, onde as “armas laser” faziam grandes estragos.
Na realidade as “armas LASER” realmente existem, e ao invés de fazer grandes estragos, ela tem trazido mais e mais benefícios, especialmente na área médica.
Na área dos cuidados com a pele, existem várias possibilidades para aplicação do LASER, no rejuvenescimento facial com a eliminação de manchas, na eliminação de pêlos indesejáveis e em outros cuidados.
Nossas próximas seções de LASER QUANTUM para rejuvenescimento, por exemplo, estão agendadas para 12 de agosto, sábado e 21 de agosto, segunda feira.
Mas, como se trata de uma coisa nova, que poucas pessoas usaram, ainda surgem muitas dúvidas, muitas perguntas, reuni algumas das perguntas que freqüentemente ouço sobre a utilização do LASER para o rejuvenescimento da pele e vou tentar esclarecer as dúvidas:
Para que tipos de tratamento ele pode ser utilizado?
O LASER pode agir em dois níveis de pele, profundo e superficial. Na aplicação superficial conseguimos um melhora significativa nas sardas, manchas e melanoses, especialmente aquelas advindas da exposição aos raios solares.
Além disto podemos tratar pequenos vasos na região do nariz e do rosto, conhecidos como rosáceas e até mesmo áreas vascularizadas extensas (manchas avermelhadas).
Na aplicação profunda o LASER estimula o colágeno ao transmitir calor para as camadas profundas da pele, com isto conseguimos uma redução nas irregularidades como rugas, cicatrizes de acne e outras marcas.
O LASER só serve para o rosto?
Não, as aplicações de LASER para rejuvenescimento podem beneficiar outras áreas de nossa pele, muita gente usa para reduzir os sinais de idade, as manchas, das mãos, pescoço e colo, especialmente aqueles que abusaram muito do sol sem protetor solar (bronca do médico dermatologista!).
Porque o LASER? Não dá para usar outros métodos?
Existem outros métodos para se tratar alguns destes problemas da pele, e nem sempre o LASER é a indicação mais adequada para você, por isto é muito importante que você consulte um Dermatologista de sua confiança, só ele poderá lhe dar a melhor indicação de tratamento.
Na realidade o sucesso do LASER se deve ao fato de se tratar de uma solução segura e não invasiva, que pode ser programada para cada tipo de pele e cada problema, por isto sua versatilidade. Além disto, nenhum outro tratamento consegue resultados tão rápidos quanto o LASER.
Como é o tratamento? É doloroso? É muito demorado?
Cada sessão de LASER dura entre 20 e 30 minutos. Primeiro é necessário fazer a proteção de áreas que não devem ser atingidas, tais como sobrancelhas, cobrindo estas áreas, assim como você deverá utilizar óculos de proteção. Na hora do tratamento um gel gelado é aplicado sobre a área a ser tratada e a única parte que vai encostar em seu rosto é o cristal do aplicador.
Cada pulso de luz disparada assemelha-se a um pequeno beliscão, que pode provocar um leve ardor, um creme anestésico pode ser usado, mas raramente se faz necessário.
Já na primeira sessão os resultados são visíveis, mas melhores e mais prolongados resultados são obtidos com uma série de sessões. Ao final da sessão você poderá retornar á suas atividades normalmente.
Mas porque são necessárias várias sessões?
A indicação de várias sessões só pode ser feita pelo seu médico, muitas vezes definidas com base nos resultados que o paciente quer obter, e nas suas queixas. Mas a eficácia, especialmente no fechamento dos poros e na maciez da pele, já são visíveis desde a primeira sessão.
Todo LASER é igual?
Não, existem vários tipos de LASER com diferentes aplicações, o LASER utilizado para o tratamento da pele é o IPL (Luz Intensa Pulsada, no Original em Inglês), também conhecido com QUANTUM, já o LASER utilizado para depilação, por exemplo, é outro.
O IPL é configurado para agir especialmente sobre as imperfeições avermelhadas provenientes de vasos sanguíneos rompidos e sobre as manchas marrons de pigmentos, provenientes de danos solares.
A aplicação de LASER é muito cara?
Por ser uma avançada tecnologia e ser manuseada obrigatoriamente por um profissional médico, a aplicação de LASER tem um custo maior que alguns tratamentos estéticos. Mas se você fizer uma equação utilizando a eficácia do tratamento, sua rapidez e seus resultados finais como parâmetros, tendo como resultado seu bem estar, este custo adquire outros valores. *


Revista Melhor Pra Você
Por Karla Machado
Os dias quentes se aproximam e, mais do que depressa, o desejo de exibir uma bela silhueta começa a tomar conta da mulherada. Nas conversas de corredor, o assunto redunda à receitas mirabolantes para perder peso e ‘fazer bonito’ no verão.
Entre uma dica e outra, certamente, você já foi aconselhada a fazer – se é que já não fez – sessões de drenagem linfática. A julgar pelo que dizem por aí, esse tratamento é uma espécie de remédio para problemas como celulite e gorduras localizadas. Mas, será que o método é mesmo capaz de proporcionar essas maravilhas? Para esclarecer todas as dúvidas sobre o assunto, conversamos com a esteticista Débora Luccas e o esteticista e consultor de estética, Orlando Sanches.
Eles esclarecem que a drenagem linfática é uma técnica de massagem que estimula o sistema linfático a trabalhar em um ritmo mais acelerado, mobilizando a linfa até os gânglios linfáticos. “A função da drenagem é, através de manobras, auxiliar a linfa a eliminar toxinas, líquidos retidos e desintoxicar”, elucida Débora. Geralmente, as partes periféricas do corpo, como braços, pernas e pés, são as que mais necessitam de cuidados, pois acumulam muitos líquidos. Confira:
O que é a linfa?
“É um líquido intersticial (entre as células) que apresenta uma composição semelhante à do plasma sanguíneo e é constituída de proteínas, uréia, linfócitos e sais minerais”, explica a esteticista. Segundo ela, a linfa é responsável por levar as toxinas para os órgãos excretores, além de transmitir oxigênio, substâncias nutritivas e hormônios para os tecidos.
Qual é a maneira correta de se realizar a drenagem linfática?
Ao contrário do que muitos devem imaginar, a massagem não deve ser feita com cremes, pois a sensibilidade tátil é usada ao extremo. Além disso, os movimentos são bastante lentos, suaves e nunca devem causar dor. “A seqüência de movimentos respeita o funcionamento do sistema linfático”, sustenta Sanches.
Quais são os principais benefícios da drenagem linfática?
Por facilitar o escoamento dos líquidos gerados entre as células, o tratamento elimina toxinas, ativa o sistema imunológico e é eficaz, também, como analgésico, aliviando inchaço e edemas provenientes da cirurgia plástica. É indicada em casos de inchaço pré-menstrual, inchaço traumático – como uma batida ou uma cirurgia -, pós-peelings, tratamentos de acne, de celulite, de varizes etc. “Vale lembrar que a drenagem não cura nenhum dos casos citados, ela é apenas um coadjuvante nos tratamentos”, alerta o consultor.
Ela ajuda a reduzir medidas?
Atenção! Se o excesso de medidas for causado por um inchaço, certamente haverá uma redução. Porém, se não for inchaço e sim um acúmulo de gorduras, a drenagem não promoverá nenhuma melhora.
Contribui para a diminuição da celulite?
Correto! Aliás, corretíssimo! A origem dos incômodos furinhos está na retenção líquida. Portanto, a drenagem pode colaborar, mas não deve ser lembrada como um tratamento que elimina a celulite. “Nenhum tratamento, até hoje, conseguiu eliminar a celulite por completo, mas sim reduzi-la até o grau 1”, lembra Sanches.
E quanto à flacidez?
Segundo os dois especialistas consultados, a técnica não promove nenhum benefício em prol da flacidez.
Quantas sessões são necessárias para obter algum resultado?
A quantidade de sessões pode variar de acordo com o tratamento proposto. Mas, em geral, faz-se um pacote com dez sessões.
Quem não deve se submeter ao tratamento?
– Pacientes hipotensos (pressão baixa)
– Pacientes com problemas cardíacos
– Pacientes com câncer diagnosticado e não tratado
– Pacientes com deficiência renal importante
– Pacientes restringidos por ordem médica
Preços
Os valores variam de R$90 a R$140 por sessão. O pacote fechado, contudo, acaba sendo mais vantajoso.

Um desafio vencido pela tecnologia brasileira comprovado pelo Spectra aparelho de radiofreqüência da Tone Derm
Algumas regiões do corpo mais acomentidas pela flacidez são a região interna dos braços e das coxas que nem sempre conseguem bons resultados só com exercícios físicos, uma vez que eles conseguem trabalhar os músculos e não a flacidez da pele.
Em especial, o contorno dos braços que tem sido cada vez mais valorizado, sobretudo em países onde o clima estimula exposição freqüente ao corpo. Porém, com o passar dos anos, o envelhecimento natural dos tecidos e as variações de peso podem produzir depósitos de gordura ou flacidez de pele, concentrado nas faces laterais e posterior dos braços, conhecida como a região do “tchauzinho”. Isto se deve ao excesso de pele, formado pelo estiramento da mesma durante o período de sobrepeso ou pela perda de elasticidade devido à idade, incomodando esteticamente principalmente as mulheres, que até bem pouco tempo só tinham os procedimentos cirúrgicos para resolver esta questão.
Hoje, esse panorama mudou mediante a comprovação científica das novas alternativas que ajudam os profissionais da estética e da medicina a tratar com segurança e eficácia seus pacientes, privando-os dos processos mais invasivos, das anestesias e de longos períodos de recuperação.
Orlando Sanches, esteticista, cosmetólogo e dirigente da Pós-Op, clínica especializada em tratamentos pré e pós-operatórios é um a prova concreta desta nova realidade, tanto que está trabalhando com o Spectra, um equipamento brasileiro de Radiofreqüência, que produz efeito térmico, capaz de promover o rejuvenescimento facial e corporal, como no caso já citado da flacidez cutânea. ” Não é uma tratamento invasivo, nem dolorido e alcança resultados rápidos e bem positivos, quando se almeja tratar o aspecto da flacidez da pele. O segredo está em saber utilizar exatamente a temperatura correta para cada caso, e é no conhecimento desta temperatura que está o êxito do tratamento,” explica Sanches.
Benefícios do Spectra:
[table id=7 /]
CASOS EM QUE SE APLICA A RADIOFREQÛENCIA
No tratamento da celulite. A elevação da temperatura interna do tecido promove aumento da circulação sanguínea em direção ao tecido conectivo, estimula a drenagem linfática, diminuindo a concentração de toxinas no adipócito, reduzindo assim seu tamanho, melhorando inclusive a gordura localizada.
Nos casos de fibroses pós-operátorias de lipoaspiração, principalmente aquelas que não são retiradas com tratamentos convencionais. Nas fibroses crônicas, que permanecem na região por anos e ficam cada vez mais rígidas.
“O SPECTRA possui uma estrutura tecnológica que permite uma freqüência e potência altamente controlada, capaz de gerar as estimulações de todos os mecanismos fisiológicos da capa cutânea e subcutânea, gerando visíveis e benéficas transformações no seu relevo”, conclui Cristiano Paganin, diretor de desenvolvimento de produtos da gaúcha Tone Derm, conhecida pela qualidade tecnológicade de suas linhas: estética, médica e genética.

http://www.posop.com.br/flacidez-x-redensificacao-tissular/

A ESTÉTICA RENDIDA AO BOTOX


Nos últimos anos, a toxina botulínica conseguiu impôr-se e conquistar o seu espaço. Saiba quem está mais habilitado a aplicá-la e veja quanto pode custar ficar com menos rugas
Apesar da toxina botulínica prestar inúmeros benefícios no tratamento de diversas doenças, são, sem dúvida, os seus efeitos médico-estéticos que a tornam tão popular. O seu maior cartão de visita neste campo é conseguir rejuvenescer visivelmente o rosto (ainda que temporariamente), através do relaxamento dos músculos faciais que marcam as rugas de expressão. Trata-se de uma técnica que requer exaustivos conhecimentos anatómicos e uma grande especialização para ser levada a cabo.
«Quando se pretende o célebre efeito estético, a sua aplicação deverá ser rigorosamente feita nos músculos que, após a anamnese e observação da face a tratar, das condições gerais da pele, da sua mobilidade, da sua mímica, e das contracturas excessivas, forem considerados responsáveis pelas rugas e sulcos excessivos», explica o diretor clínico do Instituto Ibérico de Medicina Estética, Francisco Carvalho Domingues.
Quem está habilitado a aplicar botox?
Para que o procedimento seja realizado com a maior segurança possível «é necessário um conhecimento profundo da anatomia das regiões a tratar», acrescenta o especialista. Ainda que se trate de um tratamento relativamente simples, requer um diagnóstico adequado do paciente, que inclui identificar correctamente as zonas de injeção e o cálculo preciso das doses a aplicar. Daí que, segundo as normas aprovadas pelo Infarmed, Instituto da Farmácia e do Medicamento, a aplicação do botox esteja reservada a médicos. 
«Na área médico-estética os profissionais mais habilitados serão os médicos especialistas em cirurgiaplástica, estética e reconstrutiva, dermatologia, otorrinolaringologia e oftalmologia, e os médicos com treino em procedimentos médico-estéticos», enumera Francisco Carvalho Domingues. «Qualquer outro profissional não está habilitado a realizar estes tratamentos», sublinha Francisco Carvalho Domingues.
«Até porque existem alguns riscos a considerar e algumas contra-indicações a respeitar», esclarece. A lista inclui «certas doenças neuro-musculares, bem como o uso recente ou presente de alguns outros medicamentos não aconselham o recurso à toxina botulínica», acrescenta ainda. Se estas precauções não forem levadas em conta, o paciente pode correr graves riscos de saúde, já que uma incorrecta aplicação deste produto pode chegar até a paralisar o rosto.
Preço e aplicação
Os custos de uma sessão de aplicação de toxina botulínica com fins médico-estéticos poderão variar em função do médico ou da clínica que escolher, e também das áreas a tratar. Em média, o custo poderá variar de 300 a 500 €. Este é um tratamento rápido e minimamente invasivo em que o médico realiza apenas umas picadas nos músculos causadores das rugas para infiltrar pequenas quantidades de toxina botulínica.
Não é necessária anestesia ainda que possa adormecer-se a zona tratar com um creme anestésico antes da injeção. O processo inteiro dura aproximadamente 10 a 25 minutos e o incómodo é mínimo. A maioria dos pacientes comparam a sensação de desconforto com uma ligeira picada. Como efeitos colaterais podem surgir dor e vermelhidão no ponto onde se injecta o fármaco, dor no rosto e debilidade muscular. Efeitos que desaparecem ao cabo de uns dias.

ALERGIAS OCULARES AFETAM 20% DA POPULAÇÃO



Uma em cada cinco pessoas sofre de algum tipo de alergia ocular com impacto na sua qualidade de vida e no grau de absentismo escolar e profissional. O oftalmologista Jorge Palmares alerta para a importância da prevenção e de um tratamento eficaz como forma de reduzir estas taxas e melhorar a qualidade de vida dos portugueses.
créditos: PixaBay
“Seja qual for a sintomatologia sentida, não basta ir à farmácia mais próxima. Na problemática da alergia ocular, um correto acompanhamento médico é fundamental para o diagnóstico e tratamento do problema, de forma a conseguirmos assegurar a qualidade de vida da pessoa”, alerta Jorge Palmares, oftalmologista do Hospital Lusíadas Porto.
As doenças alérgicas oculares são provocadas pelo meio ambiente, medicamentos, produtos cosméticos, produtos das lentes de contacto ou fatores genéticos e os principais sintomas são olho vermelho, comichão, ardor, lacrimejo, sensibilidade à luz, edema da conjuntiva e inflamação.
“O olho vermelho” é uma apresentação clínica muito frequente e justifica mais de 60 por cento das prescrições tópicas oftalmológicas. Pode observar-se em situações alérgicas (geralmente com prurido e lacrimejo) e noutras doenças como olho seco (ardência com sensação de “areia” e poucas lágrimas) ou querato-uveíte (visão turva e dor). O tratamento é diferente em cada um dos casos pelo que o diagnóstico diferencial é fundamental”, revela.
A forma mais comum de alergia ocular é a conjuntivite alérgica. “Manifesta-se em 70 por cento dos doentes com rinite alérgica muitas vezes acompanhada por sintomas nasais de rinite”, conclui o oftalmologista. Mas existem várias formas de alergia ocular, como as queratoconjuntivites vernal e atópica, conjuntivite gigantopapilar e blefaroconjuntivite de contacto/tóxica.
Óculos escuros
“A alergia ocular previne-se com medidas de evicção, diminuindo a exposição aos alergénios, quando identificados pelo alergologista. Na época polínica, de março a julho, deve usar-se óculos escuros (100% filtração ultravioleta) e evitar andar ao ar livre nas primeiras horas da manhã, em dias ventosos ou quentes e secos, em espaços relvados ou cortar relva”, explica o médico, acrescentando ainda que em casa “é fundamental evitar a acumulação de pó e de ácaros domésticos que se alimentam das escamas que se libertam da pele humana e de certos bolores, cujo crescimento é facilitado pelo calor e pela humidade”.
Relativamente ao tratamento, Jorge Palmares explica como atuar: “O tratamento antialérgico com anti-histamínicos aplicados diretamente no órgão alvo diminui os potenciais efeitos sistémicos destes fármacos via oral. Os anti-histamínicos tópicos de ação rápida e dupla, com estabilização prolongada dos mastócitos conjuntivais humanos, como azelastina, cetotifeno, epinastina e olopatadina, são eficazes no alívio imediato dos sintomas e previnem a libertação de mediadores inflamatórios”.
“Os corticosteróides tópicos são também muito eficazes na alergia ocular ao suprimirem a inflamação. Todavia, a sua utilização deve ser cuidadosa, por períodos curtos e monitorizada por oftalmologistas, porque provocam atraso na cicatrização da córnea, aumento da tensão intra-ocular (glaucoma), formação de catarata e imunossupressão local, aumentando o risco de herpes da córnea e da conjuntiva”, conclui.

DIETA DRENANTE E ANTI-CELULITE


Uma dieta rica em alimentos diuréticos e desintoxicantes, eficaz na redução de volume e no combate à celulite
O nosso objectivo: conseguir que vista um tamanho abai­xo seguindo uma dieta equilibrada, fácil de fazer e muito apetecível. 

Para isso, pedimos a ajuda da especialista Marisa Costa, dietista no hospital de S. João, no Porto. Ela propos-nos uma dieta que, em apenas três semanas, lhe permite emagrecer entre 3 e 6 quilos, privi­legiando alimentos com proprieda­des diuréticas e desintoxicantes. É o caso da couve-flor, dos espargos, dos brócolos... 

Esta dieta também dá protagonis­mo às proteinas face aos hidratos de carbono e às gorduras. «O ideal é mantermos o peso durante todo o ano, permitindo-nos uma oscilação de cerca de dois quilos», assinala a especialista. «Mas a verdade é que isto às vezes nos foge de controlo e depois queremos ver-nos livres do peso acumulado. O segredo está em fazê-lo de uma maneira inteligen­te, sem recorrer a dietas muito drásticas e sempre fornecendo os nutrientes de que o nosso corpo precisa (proteínas, gordura, hidratos de carbono, vitaminas e minerais)», ercomenda Marisa Costa.

Reduzir peso e volume de forma saudável

Nesta dieta incluímos alimentos muito saudáveis que a vão ajudar a eliminar líquidos de uma forma equilibrada. Assim conseguirá reduzir o inchaço em certas zonas (barriga, tornozelos...), algo que costuma ser o calvário de muitas mulheres, e, por conseguinte, perder volume. Também é importante destacar o carácter depurativo desta dieta, que vai ajudá-la a desintoxicar o seu organismo, multiplicando a energia e ajudando-a a enfrentar as suas actividades diárias.

Combater a celulite
Outra grande vantagem desta dieta é 
que, ao ajudar a eliminar toxinas, tem um efeito positivo sobre a pele 
«casca de laranja», combatendo-a de forma eficaz. E para que seja mais 
eficiente neste departamen­to, recomenda-se acompanhar a ementa com 
suplementos nutri­cionais que contenham princípios activos contra a 
celulite: dente de leão, fucus, chá verde, alcachofra, centelha 
asiática...
Fazer exercício
A actividade física é a chave para obter 
êxito em qualquer dieta. «Ca­minhar durante 40 minutos todos os dias 
seria o ideal – assinala a especia­lista – mas é possível optar por 
outro tipo de actividade física, desde que seja regular e constante». 
Regras para que a dieta funcione

1. Tente beber, durante a manhã, a maior parte da água recomendada para todo o dia.


2. Não beba muita água durante as refeições, porque incentiva-a a continuar a comer. É melhor beber durante o resto do dia.

3. Não salte refeições pensando que isso emagrece; se o corpo passa fome, decide guardar reservas como medida preventiva.


4. Complemente a dieta com produtos enriquecidos com fibra, que tem efeito saciante.


5. Cozinhe com pouca gordura: grelhados, no forno, ao vapor...


6. Faça uma lista dos seus pratos e petiscos preferidos e escolha aqueles com menos calorias para a sua ementa.


7. Permita-se um capricho de vez em quando, mas compense-o na refeição seguinte.

O plano alimentar para 7 dias


Segunda-feira


Pequeno-almoço:
 1 infusão ou copo de leite magro + 1 quivi + ½ torrada com pouca manteiga.
Meio da manhã: 1 maçã + 2 bolachas Maria.
Almoço: Salada de endívias, cenou­ra, aipo e nozes + arroz salteado com cogumelos, alho e salsa.
Lanche: ½ pão de mistura + 1 iogur­te magro.
Jantar: 1 sopa de legumes + pesca­da no forno com legumes.

Terça-feira

Pequeno-almoço: 1 infusão ou 1 copo de leite magro + 1 torrada de pão integral com compota light.
Meio da manhã: 1 maçã + 2 tostas.
Almoço: Salada de alface, rába­nos, cenoura e tomate + sanduíche de tomate e hambúrguer.
Lanche: 1 fatia de pão com presunto ibérico + 1 fatia de melão.
Jantar: Sopa de legumes (alho francês, tomate, cenoura, cebola, nabo, alcachofra) + frango assado com espina­fres salteados.

Quarta-feira

Pequeno-almoço: 1 copo de leire magro com cereais sem açúcar + sumo de 1 quivi e ½ laranja.
Meio da manhã: 1 pêra + 3 bolachas torradas.
Almoço: Salada de espinafres com cogumelos feijão frade e atum.
Lanche: Fiambre de peru com 2 fatias finas de pão de mistura + 1 pêra.
Jantar: Sopa de legumes (alho fran­cês, tomate, cenoura, cebola, nabo, alcachofra) + bife de vitela grelhado + 2 colh. (sopa) de arroz branco e salada mista.
Quinta-feira

Pequeno-almoço: 
1 infusão ou 1 copo de leite magro + 1 quivi + 1 bolinha de mistura com queijo fresco. 
Meio da manhã:
 1 banana + 2 bolachas.
Almoço:
 Salada de agrião, rebentos de soja e cenoura + lentilhas estufadas com legumes.
Lanche:
 Fiambre de frango.
Jantar: 
Sopa de legumes (alho fran­cês, tomate, cenoura, cebola, nabo, 
alcachofra) + prato de carnes variadas (presunto, fiambre, paio do lombo
+ muita salada).

Sexta-feira


Pequeno-almoço:
 1 infusão ou 1 copo de leite magro e 1 quivi + 1 pão de mistura pouca manteiga.
Meio da manhã:
 1 maçã + 1 tosta.
Almoço:
 Salada de rúcula, tomate e pepino + massa com cogu­melos e atum ao natural. 
Lanche:
 1 iogurte magro + 1 pão de mistura.
Jantar: 
Sopa de legumes (alho francês, tomate, cenoura, cebola, nabo, alcachofra) + dourada no forno com esparregado.
Sábado

Pequeno-almoço: 
1 copo de leite magro com cereais sem açúcar + 1 rodela de ananás natural.
Meio da manhã: 1 quivi.
Almoço: Salada de alfaces variadas, aipo e cenoura + grão salteado com espinafres e ovo cozido.
Lanche: 1 iogurte magro + 2 bola­chas.
Jantar: Sopa de legumes (alho francês, tomate, cenoura, cebola, nabo, alcachofra) + lagostins cozidos e salada de tomate.

Domingo


Pequeno-almoço: 1 infusão ou 1 copo de leite magro + 1 torrada com pouca manteiga e sumo de 1 laranja.
Meio da manhã: 1 quivi + 2 bolachas.
Almoço: Salada de endívias, canónigos, courgette e tomate + paelha de legumes.
Lanche: 1 iogurte magro + ½ pão.
Jantar: Sopa de legumes (alho francês, tomate, cenoura, cebola, nabo, alcachofra) + tortilha de atum.
Existem dietas milagrosas?
Não! Todas as dietas devem ser supervisonadas por um profissional, por 
isso é fundamental não recorrer às chamadas «dietas milagrosas». 

De 
facto, este tipo de regime sem supervisão médica pode acarretar graves 
consequências para o organismo, sobretudo quando o que pretendemos é 
perder não só gordura mas também líquidos. 

As dietas drenantes – como 
esta – devem ser equilibradas e não devem ser seguidas durante periódos 
prolongados, uma vez que juntamente com os líquidos também se eliminam 
minerais essenciais para o organismo.


Texto: Joana Martinho com Marisa Costa (dietista)

ESTÁ FARTA DA SUA CELULITE?


Milhões de mulheres em todo o mundo queixam-se dela. Mas existem tratamentos e soluções eficazes que ajudam a acabar com ela de uma vez por todas
Parece que a genética e o nosso modo de vida se aliam à celulite, mas, felizmente, a ciência e a tecnologia oferecem-nos armas para combatê-la. E estas armas estão mais avançadas de dia para dia. No entanto, é preciso começar o quanto antes e não deixar que o problema evolua. Qualquer tratamento é sempre muito mais eficaz sobre uma celulite em estado inicial. Por isso, é natural que em casos de celulite instalada seja sempre necessário insistir mais tempo para conseguir destruir os nódulos de gordura.
Se é o seu caso, não desista! No decorrer do tratamento, a celulite vai-se atenuando progressivamente, como pode ver nesta galeria de imagens. Nos últimos anos, surgiram no mercado várias metodologias e procedimentos estéticos que têm vindo a apresentar resultados satisfatórios. Estas são algumas das formas de combate ao problema a que pode recorrer para voltar a exibir uma pele mais lisa:
Cremes a usar todo o ano
Nunca espere pelo verão para começar a usar um anticelulítico. Os especialistas são claros. Os produtos cosméticos contra a celulite são uma boa ajuda se os usar durante todo o ano, uma a duas vezes por dia. Para obter melhores resultados, siga a seguinte rotina de aplicação:
- Aplique o creme sobre a pele limpa. Depois do duche, é o momento ideal.
- Antes da aplicação, faça uma massagem nas zonas a tratar, para activar a circulação. Use uma luva de crina ou uma escova de massagem.
- Espalhe o produto em movimentos circulares ascendentes.