DICAS DE MAQUIAGEM: SAIBA COMO USAR CORRETIVO COLORIDO PARA DISFARÇAR OLHEIRAS E MANCHAS.
Nas Dicas de Maquiagem de hoje, vamos ver como usar corretivo colorido para disfarçar
olheiras e manchas como melasmas, cloasmas e cicatrizes.
Se você sofre com olheiras, provavelmente, já deve ter experimentado vários tipos e cores de corretivo. Talvez tenha obtido sucesso, talvez não.
No post sobre Corretivo Efeito Panda às Avessas, deixei algumas dicas sobre cores de manchas ou olheiras e como usar corretivo colorido mais adequado para neutralizá-los.
Hoje vou explicar o porquê da escolha dos corretivos coloridos para tirar olheiras (disfarçar) e manchas. Para isso, é necessário entender um pouquinho o que são olheiras e a teoria das cores.
Olheiras são “manchas mais ou menos lívidas que aparecem na zona palpebral inferior; podem ser devidas a uma hiperpigmentaçao da pele (de origem hereditária), ou acumulação de sangue devido a pequenos hematomas que se formam nesta zona mais fina e transparente da pele.”
A olheira pigmentar, que é de origem hereditária, geralmente acomete as pálpebras superiores e inferiores, criando um círculo ao redor dos olhos de cor amarronzada escura. Essa olheira pode vir acompanhada de um excesso de pele ou pele mais grossa ao redor dos olhos e pode ser agravada pela privação de sono, alergia, ou outro fator, tornando-se mais escura e arroxeada. Esse tipo de olheira ainda não tem um tratamento totalmente eficaz, mas o uso de vitamina k, laser ou despigmentantes podem melhorar o problema. Consulte um dermatologista para escolhera a melhor opção para você.
A olheira não pigmentar pode ser resultante de cansaço, privação de sono, período pré-menstrual, alergia ou abatimento por doenças, entre outros fatores. Essa olheira, geralmente, é roxa ou azul arroxeada, como um hematoma. Ela pode ser aliviada com uso de compressas de camomila, géis calmantes para área dos olhos, entre outros.
Para disfarçar olheiras com maquiagem, assim como manchas, espinhas e cicatrizes, utilizamos a
teoria das cores complementares:
– complementares ou contrastantes: são aquelas que se opõem no círculo das cores, ou seja, são cores secundárias que se opõem a uma primária que não entrou em sua composição. Essas cores quando sobrepostas se anulam ou se completam. Ex.: verde anula o vermelho e vice-versa, o azul anula o laranja e o amarelo anula o roxo.
Portanto:
– para olheira roxa o melhor é corretivo amarelo;
– para olheira roxa azulada e manchas no rosto azuis o melhor é o corretivo laranja;
– para manchas na pele vermelhas como vasinhos, espinhas e rosáceas o melhor é ocorretivo verde;
– para melasmas e cloasmas amarronzados o melhor é o corretivo amarelo.
Eu gosto de fazer uma mistura que se adapta a quase todo tom de pele e mancha:primeiro aplico o corretivo amarelo da Mary Kay e por cima o corretivo cremoso NW30 da MAC, pois ele tem um fundo bege rosado e quando aplicado sobre o amarelo, resulta num tom alaranjado que fica perfeito para olheiras azul arroxeadas.
Obs.: Para a escolha do corretivo colorido, o ideal é que ele não tenha a cor pura, mas seja tom de
pele (bege) colorido: bege rosado, bege amarelado, bege alaranjado), como os corretivos coloridos
da Graftobian.
Quais dicas de maquiagem você gostaria de ver aqui no blog?
Fotos: reprodução.
Nenhum comentário:
Postar um comentário